14/05/2014 às 18:27, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Indústria do DF quer setor mais competitivo

Propostas foram apresentadas pela Fibra durante lançamento da pauta da Indústria e da Agenda Legislativa que chega a sua 12ª Edição

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões/GDF

BRASÍLIA (14/5/14) – A Federação das Indústrias de Brasília (Fibra) lançou nesta quarta-feira (14) dois documentos com propostas para o desenvolvimento do setor. O primeiro, A Agenda Legislativa da Indústria do DF 2014,  chega a sua 12ª edição, após um amplo debate para definir os 30 temas em tramitação na CLDF que têm relação com o cotidiano das empresas locais.

 

Já o segundo documento, a Pauta da Indústria, reconhece que o DF teve nos últimos 4 anos um crescimento acima da média dos estados que compõem a região Centro-Oeste, mas atribui esse resultado ao setor público. Para os empresários há um forte mercado consumidor a ser explorado. O documento com as propostas  foi dividido nos seguintes temas: Tributação, Relações de Trabalho, Meio Ambiente, Infraestrutura, Inovação, Política Industrial e Regulação Econômica.

 

“Tenho convicção de que esse esforço conjunto entre setor produtivo e os poderes Legislativo e Executivo terá pleno sucesso”, enfatizou o vice-governador Tadeu Filippelli, presente no evento.

 

Entre as reivindicações apresentadas estão: linhas de crédito mais atrativas para indústria local, criação do Fundo Garantidor Distrital, mais fiscalização na entrada de mercadorias nos estados e reforma tributária, criação do código de defesa do contribuinte, entre outros.

 

“Esse documento é importante porque é o próprio setor produtivo quem sabe quais são os gargalos e as dificuldades. O documento contribui tanto em propostas quanto em legislação”, concluiu o governador Agnelo Queiroz, que também acompanhou a cerimônia.

 

(B.F/J.S*)