18/05/2014 às 14:17

Mamografia é principal exame da Carreta da Mulher

De janeiro a março deste ano, foram quase 8 mil procedimentos que procuram reduzir incidência do câncer de mama

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal / Arquivo

 BRASÍLIA (18/5/14) – As Unidades Móveis de Saúde da Mulher ou Carretas da Mulher, gerenciadas pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), realizaram 7.870 mamografias no período de janeiro a março de 2014. O número corresponde, neste ano, a 93,2% do total de exames feitos pelas unidades.

 

Segundo dados da Gerência de Processamento de Informações Ambulatorial e Hospitalar (Gepi/Dicoas/Suprac/SES-DF) são realizadas, em média, 2.623 mamografias em cada unidade. Comparativamente, o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) registrou 615 exames no mesmo período.

 

A diretora de Gestão de Atenção Primária, Cleunici Godois, afirmou que a ação permite o diagnóstico precoce do câncer de mama, a maior causa de mortalidade feminina.

 

“A Carreta procura oferecer os serviços principalmente às mulheres que residem em áreas de difícil acesso e que se encontram na faixa de risco do câncer de mama (de 50 a 69 anos)”, acrescentou a diretora.

 

O projeto itinerante, que visa levar saúde e bem-estar às mulheres das diversas regiões do DF, também realiza exames como o Papanicolau (preventivo de câncer ginecológico), por exemplo, que não necessitam de indicação médica, enquanto mamografias e ecografias precisam ser indicadas por profissionais.

 

Abaixo, seguem as localizações das quatro Carretas da Mulher que estão em funcionamento. Todas possuem horário fixo, das 7h às 12h e das 13h às 17h.

 

Cidade Estrutural – no estacionamento da Administração Regional, de 19 a 30/5

Sobradinho – na Clínica da Família em Nova Colina, de 22 a 30/5

Santa Maria – no Centro de Saúde nº 1, até 23/5

Paranoá/Itapoã – na DF-250, até 20/5

 

(C.C.*)