17/05/2014 às 20:59

GDF entrega maquinário a produtores rurais e amplia assistência

Objetivo foi fortalecer o setor que poderá produzir com maior eficiência

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

PARANOÁ (17/5/14) – Produtores de áreas rurais do Distrito Federal e Entorno receberam, neste sábado (17), o reforço de diversos equipamentos e maquinários, Contratos de Concessão de Uso de Imóveis Rurais e a notícia da ampliação da assistência técnica para oito municípios da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE).

 

“Nossa Emater, que seguramente é a melhor do pais e que já cobre todas as áreas rurais com 100% de assistência técnica, agora, vai ajudar os nossos irmãos”, disse Agnelo Queiroz.

 

As medidas, que fazem parte do cronograma de ações da 10ª edição do “GDF Junto de Você”, na Feira de Exposições AgroBrasília, também incluem o anúncio do edital de licitação para construção do Auditório no Parque Ivaldo Cenci (PAD/DF), que terá salas para treinamento, e da autorização de uso de terreno na área rural do Paranoá para instalar o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar.

 

Para a expansão da assistência técnica para a Ride – que beneficiará os municípios de Formosa, Cabeceiras, Vila Boa, Água Fria, Cocalzinho, Padre Bernardo, Cristalina e Planaltina de Goiás -, foi assinado um contrato entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 

Durante a entrega de maquinários e veículos, foram distribuídos três caminhões, duas caminhonetes e três veículos do Serviço de Defesa Agropecuária. Os equipamentos, que serão utilizados no transporte de produtos da Agricultura Familiar, pelo “Programa de Aquisição de Alimentos” (PAA), são oriundos de convênio entre o GDF e os ministérios de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Também foram entregues sete Contratos de Financiamento do Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal, no valor total de R$ 780 mil. Os recursos serão usados para financiamento de três caminhões, sendo um modelo baú e outro de carroceria aberta; um trator agrícola; 26 estufas; um microtrator com enxada rotativa; uma máquina lavadora e classificadora de tomates; além de custeio de lavouras de tomate, pimentão e maracujá. 

Os equipamentos estão divididos em sete financiamentos, dos quais dois caminhões e o trator agrícola já estavam estacionados na AgroBrasília para serem entregues aos seus respectivos produtores.”Nosso Fundo de Desenvolvimento Rural está funcionando e deve ser procurado”, acrescentou o governador.

 

Também receberam maquinário agricultores do Núcleo Rural Alexandre Gusmão e do Assentamento Betinho, ambos em Brazlândia. Entre os itens estavam um trator, um microtrator e implementos.

 

 Outro incentivo rural será o repasse de um caminhão-pipa para transporte de leite e seis tanques de resfriamento de leite, com a assinatura de convênio entre a Secretaria de Agricultura e a Cooperativa Agrícola de São Sebastião para (Copas). Os recursos aplicados nesse projeto, que beneficiará principalmente agricultores familiares que fazem parte da Copas, são provenientes de convênio com o Ministério da Agricultura.

 

Além disso, os produtores receberam Contratos de Concessão de Uso de Imóveis Rurais, celebrados com a Terracap e Secretaria de Agricultura. Após o registro imobiliário de cada parcela, os documentos serão convertidos em Contrato de Concessão de Direito Real de Uso, que permitem aos beneficiários optar pela aquisição das terras.

 

(A.S./M.D.*)