23/05/2014 às 22:34, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Regularização de captação de água em Brazlândia pode ser feita neste sábado

Cadastro de produtores rurais permite gestão mais eficiente de recursos hídricos

Por Da Redação, com informações da Adasa


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (23/5/14) – Técnicos da Adasa e da Emater estarão à disposição dos produtores rurais da bacia dos rios Bucanhão/Barreiro/Capão da Onça, em Brazlândia, neste sábado (24), para cadastramento de suas captações de água (cisternas, poços tubulares e captações superficiais).

 

O cadastramento permitirá conhecer os usuários de água da região, essencial para a realização de uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos. Os que estiverem em situação irregular (sem outorga) ficam impedidos de conseguir empréstimos rurais bancários e não poderão se cadastrar em outros programas.

 

Os quatro técnicos da Adasa estarão das 9h às 11h na Escola Classe do Bucanhão – DF 415, Brazlândia, para fazer o cadastro. A operação é individual e rápida. Os usuários devem apresentar cópia do CPF e RG e cópia do documento do terreno, ou das contas de luz. Quem não puder apresentar a documentação deverá fazer seu pedidos por meio de formulário que deve ser enviado à Adasa.

 

Em abril, um mutirão na área do rio Capão da Onça cadastrou 34 produtores usuários de recursos hídricos.

 

Os produtores rurais cadastrados podem receber pagamentos por serviços ambientais prestados, nos moldes do Produtor de Água, em execução na bacia do Pipiripau. Esse programa é desenvolvido pela Agência Nacional de Águas – ANA e remunera os participantes que adotam práticas e manejos com vistas à conservação de solo e água.

 

LEGALIZAÇÃO – Ao procurar a Adasa para regularizar suas captações, os usuários recebem um atendimento mais direcionado, o que possibilita um maior detalhamento das informações de suas interferências. A reunião dos dados fornecidos pelos usuários permite maior controle, atualização e consistência por meio de um banco de dados confiável. De 2005 até o final de 2013, a Adasa regularizou por outorga mais de 14 mil captações de água.

 

(B.F./M.D.*)