26/05/2014 às 21:27

Combate à Hanseníase chega às escolas de Samambaia

Campanha deve atingir 9 mil alunos na faixa etária de 5 a 14 anos

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (26/5/14) – Um grupo de 14 escolas públicas de Samambaia, cadastradas no programa “Saúde na Escola”, do Ministério da Saúde, receberá equipes da Estratégia de Saúde da Família, desta segunda (26) a sexta-feira (30), para realizar busca ativa de novos casos de hanseníase e profilaxia de verminoses.

 

A ação faz parte da Campanha Nacional de Hanseníase e Verminoses em Escolares, que tem a finalidade de proteger as crianças de 5 a 14 anos com a realização de triagens e tratamento coletivo dessas doenças.

 

“A hanseníase ainda constitui relevante problema de saúde pública. É uma doença simples de diagnosticar e tratar, e tem cura. No entanto, o resultado do exame e o tratamento tardio podem trazer graves doenças aos portadores e a seus familiares pelas lesões que os incapacitam fisicamente”, explicou a diretora de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Alexandra Gouveia.

 

A ação contará com a participação de aproximadamente 70 profissionais da Atenção Primária, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

 

“Essa campanha é importante para diagnosticar novos casos de hanseníase, diminuindo, assim, a incapacidade que a doença causa em crianças, além de prevenir verminoses”, destacou o coordenador do programa “Saúde na Escola” da Regional de Saúde de Samambaia, Leonardo Ulhoa.

 

AÇÕES – Durante a semana que antecede a ação foram realizadas campanhas educativas nas 14 escolas participantes, que contam com aproximadamente 9 mil alunos na faixa etária de 5 a 14 anos.

 

O intuito foi orientar pais e alunos sobre sinais e sintomas das doenças. Os pais receberam uma Ficha de Autoimagem para preenchimento em casa, com a finalidade de identificar possíveis manchas sugestivas de hanseníase em seus filhos. 

 

Os casos sugestivos de hanseníase, conforme informações preenchidas na Ficha de Autoimagem, serão avaliados pelos profissionais de Saúde e, em caso de suspeita, direcionados para o dermatologista. Confirmando o resultado positivo, o paciente será encaminhado ao nos Centros de Saúde n° 01, 02 e 04 e equipes da Estratégia de Saúde da Família do Centro de Saúde n° 03.

 

HANSENÍASE – é uma doença causada pelo Mycobacterium Leprae ou Bacilo de Hansen. É identificada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Pode aparecer em qualquer parte do corpo.

 

Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, o que pode afetar a força muscular e até provocar deformidades físicas. Trata-se de uma doença contagiosa, que é transmitida por uma pessoa doente que não esteja em tratamento.

 

VERMES – são parasitas que vivem no intestino humano. Os principais sintomas são cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, fraqueza e cansaço. Eles afetam o estado nutricional, comprometendo o crescimento e o desenvolvimento da criança.

 

O controle se faz pela educação sanitária, tais como cuidados com a limpeza do ambiente e dos alimentos consumidos, e também pelo destino adequado dos dejetos humanos, entre outros.

 

(F.M./M.D*)