31/05/2014 às 19:17, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

Pentecostes 2014 deve reunir 3 milhões de pessoas

A 15ª edição do evento, celebrado 50 dias após a Páscoa, começa neste domingo em igreja de Taguatinga Sul

Por João Pedro Gebrim, da Agência Brasília


. Foto: Arquivo

BRASÍLIA (31/5/14) – A missa de abertura da Semana de Pentecostes, uma das principais festas do calendário cristão, será realizada neste domingo (1º), às 16h, na Paróquia São Pedro, na QSD Àrea Especial 25, em Taguatinga Sul. A celebração na paróquia segue até 5 de junho. Nos últimos três dias da comemoração católica, o evento ocorrerá no Taguaparque.


Durante os cinco dias de festa na igreja São Pedro, a programação começa às 8h e inclui orações – mil Ave-Marias e rosário -, adoração ao Santíssimo Sacramento e louvor com as bandas da comunidade Renascidos em Pentecostes, entre outras atividades.

 

Já a no Taguaparque, nos dias 6 e 7 de junho, as missas terão início às 19h. O encerramento da festa cristã, celebrada há 15 anos pelo padre Moacir Anastácio, será no domingo (8), às 16h. Cerca de 3 milhões de pessoas são esperadas no evento, que este ano terá o tema “Vinde e vede!”.

 

“A expectativa para esse ano é ultrapassar o público do ano anterior, que foi de 500 mil pessoas por dia. O objetivo principal da organização é acolher bem as pessoas. Para isso, o GDF disponibilizou diversos órgãos para ajudar na logística, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e SLU. Haverá banheiros químicos, praça de alimentação e pontos de informações disponíveis”, informou o coordenador da Semana de Pentecostes, Flavio Lucio de Camargo.

 

A segurança ficará a cargo de 200 policiais militares, além de 10 viaturas, 20 motos e o comando móvel da PM. Cerca de 2 mil pessoas trabalharão no evento como voluntários da Paróquia São Pedro. Eles auxiliarão na recepção e orientação dos fiéis, além de prestar informações sobre a programação do evento.

 

MELHORIAS – O Taguaparque, que será palco de grandes eventos como o Pentecostes e a Fan Fest, da Fifa, passa por obras para aumentar a comodidade e a segurança dos frequentadores. A principal delas é o remanejamento e compactação das três linhas de distribuição de energia que cortam toda a extensão do local. São investidos aproximadamente R$ 12,6 milhões nos serviços, que envolvem também obras de acessibilidade, recapeamento de avenidas, iluminação e conserto de alambrados. O serviço deverá ficar pronto em junho.

 

Confira aqui a programação completa do evento. 

 

(J.P./I.M.*)