A nova tecnologia tem maior custo benefício, além de fácil aplicação, alta durabilidade e retrorrefletividade
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07/06/2014 às 18:09, atualizado em 12/05/2016 às 17:49
A nova tecnologia tem maior custo benefício, além de fácil aplicação, alta durabilidade e retrorrefletividade
BRASÍLIA (7/6/14) – O Detran utiliza uma nova tecnologia para a sinalização de faixas de pedestre e ondulações transversais (quebra-molas). Em vez de tinta, é usado o laminado elastoplástico, material que garante maior visibilidade e durabilidade. Além disso, a instalação do material é fácil e rápida, são cerca de dez minutos para sinalizar uma faixa de pedestre.
O laminado elastoplástico foi adquirido em janeiro, por meio de pregão eletrônico. O Detran investiu R$ 833 mil na aquisição de 5 mil metros quadrados na cor branca, para faixa de pedestre, e 2 mil m² na cor amarelo, para sinalizar ondulações transversais. É um produto importado da Alemanha, cujo m² custa R$ 119.
A nova tecnologia garante também economicidade ao processo, pois, apesar da sinalização feita por pintura ser 30% mais barata, a durabilidade é de seis meses, enquanto o elastoplástico dura mais de três anos.
Para sinalizar uma faixa de pedestre são utilizados 14m² do laminado elastoplástico branco e para cada ondulação transversal são 4,5m² do material amarelo. A aplicação é simples, pois o material é pré-formatado e possui adesivo de contato. O elastoplástico, que tem uma espessura de 1,5mm, é antiderrapante tanto em condições de pavimento seco quanto molhado. Também garante maior visibilidade, devido à presença de microesferas de vidro tipo drop-on, e possui alta retrorrefletividade.
O material já foi utilizado em 28 faixas de pedestres, distribuídas no Setor Hoteleiro Norte, L1, W1, W2 e 503 Norte, além da sinalização de seis ondulações. A Diretoria de Engenharia do Detran utilizará o elastoplástico na sinalização de novas faixas e na revitalização das localizadas em vias já recapeadas.
(I.M.)