Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
19/06/2014 às 19:34
Informações podem ser enviadas pelas instituições de ensino até agosto
BRASÍLIA (19/6/14) – Escolas públicas e particulares do Distrito Federal – e de todo o Brasil- prestarão informações detalhadas sobre alunos, professores, escolas e turmas para a formulação do Censo Escolar de 2014. O prazo para a coleta dos dados, que auxiliam na formulação de políticas públicas voltadas à educação, encerra-se em agosto.
Nesse período, os gestores devem informar os dados pelo sistema Educacenso. Após a primeira fase, o sistema será reaberto para validação das informações, 30 dias após a publicação preliminar no Diário Oficial da União (DOU), prevista para agosto. Os dados finais, após correções e verificações, serão publicados em 23 de dezembro, também no DOU.
O Censo Escolar faz um diagnóstico nacional da educação básica, e serve para, além da formulação das políticas, a execução de programas que preveem transferência de recursos públicos, como merenda e transporte escolar, distribuição de livros didáticos e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
“Com o Censo Escolar, o Inep pode traçar a trajetória do estudante na educação básica. Ter uma trajetória regular é o elemento fundamental para o atendimento do direito à educação, previsto na Constituição Federal”, ressaltou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Chico Soares.
Os dados do Censo, segundo o Inep, são de fundamental importância para o país. As informações relativas ao rendimento (aprovação e reprovação) e movimento escolar (abandono) dos estudantes têm como base, por exemplo, o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade do ensino no Brasil.
(F.M/J.S*)