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29/07/2020 às 18:13, atualizado em 29/07/2020 às 19:14
Alteração é necessária para a construção de dois viadutos na região. Obras demandam recursos de mais de R$ 7 milhões
Quem trafega pela Estrada Setor Policial Militar (ESPM) deve estar atento: em função das obras de construção de dois novos viadutos, a partir desta quinta-feira (27), o trânsito está sendo desviado. “O início se dará pela escavação do solo para construção da fundação dos viadutos”, explica o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras do GDF, Ricardo Terenzi.
Com a mudança, veículos na direção dos eixinhos, do Eixão e do aeroporto devem acessar uma alça de aproximadamente 200 metros de extensão logo após o quartel do Corpo de Bombeiros. Já no sentido contrário, em direção à W3 e ao cemitério, por enquanto não haverá interdições.
Além da construção dos viadutos, serão executados 850 metros de drenagem e 2 km de pavimentação. Previstas para conclusão em um ano, as obras têm um custo total de R$7.667.020.
Corredor Eixo Oeste
A ESPM será revitalizada para compor o chamado Corredor Eixo Oeste. A obra, dividida em duas partes por questões de logística e segurança, começa pelo trecho localizado entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o Terminal da Asa Sul (TAS).
Um dos viadutos, no projeto identificado como 62, será construído na alça de acesso da ESPM ao Eixo W, conhecido como “Eixinho de cima”. Terá 8 metros de altura, 33 metros de comprimento e 19 metros de largura. Já o Viaduto 63, localizado na alça de acesso ao Eixo L, sentido L4, terá 29 metros de comprimento, 15 metros de largura e altura aproximada de 8 metros.
Com 38,7 quilômetros de extensão, o corredor prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente/Pôr do Sol com o Plano Piloto, como a Hélio Prates, a Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e a ESPM, que leva ao Terminal da Asa Sul. O objetivo é reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto.
As obras serão feitas por trechos, pois, segundo avalia a Novacap, seria inviável fazer as intervenções de uma vez no trânsito. Além da revitalização da Avenida Hélio Prates, o corredor contempla outras obras, como a construção de viadutos e do túnel de Taguatinga.
* Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura