Hermanos comparam Brasília a Medellín, cidade, segundo eles, mais organizada da Colômbia

" />

Hermanos comparam Brasília a Medellín, cidade, segundo eles, mais organizada da Colômbia

">

17/06/2014 às 20:28, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Colombianos chegam mais cedo a Brasília para aproveitar o turismo

selo copa

Hermanos comparam Brasília a Medellín, cidade, segundo eles, mais organizada da Colômbia

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Brito

 BRASÍLIA (17/6/14) – A Seleção Colombiana joga em Brasília nesta quinta-feira (19), contra a Costa do Marfim, no Estádio Nacional Mané Garrincha, mas os turistas decidiram chegar mais cedo para aproveitar a capital federal. Os hermanos mostraram que estão satisfeitos com a experiência e, inclusive, compararam a cidade com um dos locais mais organizados da Colômbia, segundo eles.

 

“Brasília é muito bonita e organizada. Me lembra Medellín, que é a cidade mais organizada da Colômbia”, disse o torcedor Edgar Triviño, de 59 anos, que visita a capital federal pela primeira vez. Medellín é tida como referência mundial em urbanismo, eleita a Cidade do ano 2014 pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal.

 

Além da organização, o que chama atenção, segundo os colombianos, é a receptividade dos cidadãos. “As pessoas são muito amáveis, em todos os lugares que visitamos”, completou o colombiano.

 

A Colômbia é o terceiro país com mais ingressos para a Copa do Mundo. São esperados cerca de 60 mil colombianos durante o Mundial. No Mané Garrincha, o jogo de quinta-feira bateu recorde de público desde a inauguração, há um ano. Os turistas internacionais representam a maior parte do público do estádio: são 46% dos torcedores, dos quais metade são colombianos (23%). Os brasilienses e moradores do entorno do DF são 42%, e os turistas nacionais, 12%.

 

Embora os pontos turísticos da capital, como Torre de TV e Esplanada, tenham sido dominados pelas cores amarelo, azul e vermelho, turistas de outras nacionalidades aproveitam o dia ensolarado para conhecer Brasília.

 

Brad Haward, da Nova Zelândia – país que não participa da competição –, escolheu Brasília para iniciar sua visita ao país. “Estou amando tudo. A cidade é muito bonita, as pessoas têm uma boa vibração e estão de bom humor depois da vitória sobre a Croácia”, disse. Haward vai assistir a cinco jogos em Brasília. “Infelizmente, não consegui ingressos para o jogo do Brasil”, lamentou.

 

Alguns brasileiros já começaram a chegar para o jogo do dia 23, contra a Seleção de Camarões. Alemar Batista, de Itaituba-AM, chegou dia 12 à capital e fica até o dia 1º de julho. “Morei em Brasília entre 1958 e 1962. Sou um dos pioneiros. Mas agora a cidade está muito diferente. Cada vez mais bonita”, elogiou.

 

botão copa brasília

 

(B.F./M.D*)