27/06/2014 às 17:42

Carreta da Mulher atende em duas cidades

Diariamente são realizados cerca de 150 exames em cada uma das unidades, que deixarão Vicente Pires e Cidade do Automóvel nesta sexta-feira (27)

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (27/6/14) – As Carretas da Mulher encerrarão o atendimento em Vicente Pires e na Cidade do Automóvel, nesta sexta-feira (27), às 17h. As unidades, que ajudam a prevenir diversas doenças do público feminino, serão reposicionadas, a partir da próxima semana, segundo cronograma da Secretaria de Saúde.

 

A primeira carreta, que está em Vicente Pires, será estacionada na segunda-feira (30), em Ceilândia. Nessa região administrativa, o equipamento ficará até 8 de agosto. Uma segunda unidade irá para São Sebastião em 2 de julho e, de lá, partirá para o Itapoã em 7 de julho, onde ficará até o dia 18 do mesmo mês.

 

A terceira carreta da Secretaria de Saúde estará em Brazlândia, no Incra 8, até 11 de julho. A quarta unidade, por sua vez, sairá da Cidade do Automóvel hoje, quando a pasta divulgará o novo itinerário do equipamento.

 

Na carreta, diariamente, são realizadas 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer. Para ser atendida, a paciente precisa apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Para as mamografias e ecografias é preciso apresentar o pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 40 anos, e no caso do preventivo não há a necessidade de requisição médica. O exame é indicado para todas que tenham iniciado a vida sexual.

 

Aferição de pressão arterial e da taxa de glicemia e testagem rápida para HIV e sífilis são outros serviços oferecidos.

 

A equipe é composta por um médico, dois técnicos de mamografia, um enfermeiro, uma secretária responsável por coordenar as senhas e outras 15 profissionais que auxiliam no cadastramento e orientação às pacientes.

 

SAIBA MAIS

– Para todos os exames, é necessário levar o documento de identidade e o Cartão Nacional de Saúde.

– As pacientes deverão comparecer no horário agendado e informar seus dados na mesa de recepção para receber senha e aguardar atendimento.

– Uma vez pronto o resultado, um médico dará todas as informações possíveis e, se necessário, poderá realizar o encaminhamento para consulta, tratamento ou outro exame complementar na própria carreta.

– Não há limites de exames para cada paciente.

– Sempre que possível, recomenda-se guardar os resultados dos exames para eventuais consultas.

 

(F.M./C.C*)