Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
09/07/2014 às 18:33
Objetivo é adequar equipes e planejar ações de saúde conforme as características da população
BRASÍLIA (9/7/14) – A Diretoria de Atenção Primária à Saúde de Samambaia (Diraps) está redefinindo o território de atuação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Centro de Saúde n° 01, localizado na Quadra 408 Área Especial. O trabalho tem o objetivo de adequar as equipes e planejar ações de saúde em conformidade com as características e necessidades da população assistida.
“Neste primeiro momento estamos conhecendo o território de atuação dessas equipes, depois, vamos avaliar as fichas de cadastramento das famílias. Mas é importante destacar que este trabalho sempre será modificado, pois se trata de um território dinâmico”, informou o gerente de Gestão, Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Diraps de Samambaia, Leonardo Guimarães Pinheiro.
Além de analisar o território do Centro de Saúde n° 1, será feito o levantamento da situação epidemiológica das famílias e suas vulnerabilidades, como, por exemplo, tipo de moradia, saneamento básico, número de gestantes, crianças, idosos, hipertensos, diabéticos, entre outros.
ATENDIMENTO- O trabalho de territorialização na unidade contemplará aproximadamente 40 mil pessoas da área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF) da localidade. O centro de saúde conta com 12 equipes atuando nesses locais, que são compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Para o gerente do Centro de Saúde n° 01, Adriceser Ávila, o trabalho possibilitará atendimento mais adequado para a população. “Isso permitirá aperfeiçoar nossos recursos, sobretudo, recursos humanos, pois conseguiremos, por exemplo, manter uma média de 3 mil a 3,5 mil pessoas sendo assistidas por equipe e de até 750 pessoas por agente comunitário de saúde”, concluiu.
(A.F/J.S*)