11/07/2014 às 23:19

Saúde continua campanha para coletar leite humano

Meta é atingir 1,8 mil litros mensais

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: André Sousa / Arquivo

 BRASÍLIA (11/7/14) – Recentemente o Distrito Federal recebeu o título de “Capital Brasileira dos Bancos de Leite Humano” por ser a única cidade do mundo autossuficiente em captar e fornecer leite humano. A Secretaria de Saúde (SES/DF), no entanto, continua conscientizando a população sobre a importância de doar.

 

Só neste ano, mais de 2,8 mil doadoras colaboraram com mais de 8 mil litros de leite para os 15 Bancos de Leite Humano (BLH) e os três postos de coleta. Ainda assim a média mensal não conseguiu bater a meta atual de 1,8 mil litros por mês.

 

De acordo com o último relatório de produção da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, de janeiro a junho deste ano, 2.842 mulheres doaram 8.511 litros de leite materno para 4.724 bebês. “A média mensal de doação está em torno de 1,4 mil litros por mês, e nós estamos precisando de 1,8 mil litros para atender a nossa demanda”, afirmou a coordenadora dos Bancos de Leite Humano e Aleitamento Materno da SES/DF, Miriam Santos.

 

Mães saudáveis, que estão amamentando e com excesso de leite, podem procurar os BLH ou ligar para o Disque-Saúde, telefone 160 – opção 4, para que uma equipe do Corpo de Bombeiros recolha o leite em sua residência.

 

Saiba quais são as orientações para a correta coleta de leite humano aqui.

 

(M.D*)