Serviço oferecido no Riacho Fundo II é destinado aos pacientes das equipes da Saúde da Família

" /> Serviço oferecido no Riacho Fundo II é destinado aos pacientes das equipes da Saúde da Família

">

14/07/2014 às 17:11

Acupuntura aumenta bem-estar de pacientes

Serviço oferecido no Riacho Fundo II é destinado aos pacientes das equipes da Saúde da Família

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (14/7/14) – Ao som de música suave, em ambiente tranquilo e arejado, ocorre o atendimento dos pacientes de acupuntura no Centro de Saúde 4, na QC 6 do Riacho Fundo II. Com duração de 20 a 30 minutos por semana, as sessões ajudam a diminuir o uso de medicamentos, assim como aumentar o relaxamento e bem-estar dos pacientes.


Para ter acesso ao serviço, o paciente deve ser encaminhado pelas 14 equipes da Estratégia Saúde da Família que atuam na cidade. Patrícia Kelly Ramos é uma delas. Portadora de bursite no ombro, ela conseguiu diminuir as crises e as idas e vindas ao ortopedista.

 

“Primeiro eu fiz tratamento homeopático aqui mesmo no centro de saúde e depois fui encaminhada para a acupuntura. Estou muito melhor do que se estivesse tomando remédios”, assegurou.

 

Segundo a médica da rede pública Susan Ann Burgum, a ansiedade, lombalgia cervical e fibromialgia representam as principais queixas da maioria dos pacientes atendidos.

 

Durante o acompanhamento – que dura em média dez sessões e pode ser associado a qualquer outro tipo de tratamento -, são estimuladas as terminações nervosas que fazem interação com os neuro-hormônios, responsáveis pelos níveis de serotonina e endorfina.

 

(A.S/J.S*)