21/07/2014 às 12:13

Cerca de 20% da população mundial apresenta algum transtorno psíquico

Especialistas ainda desconhecem causas dessas doenças; Centros de Atenção Psicossocial (Caps) acolhem os pacientes

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (21/7/14) – Entre 13% e 20% da população mundial sofre de algum transtorno psíquico em algum período da vida. Os transtornos mais comuns são as fobias sociais, específicas (animais e altura, entre outras), ansiedade generalizada, transtorno obssessivo-compulsivo (TOC) e agorafobia (medo de “ter medo” – crises de pânico). As fobias são consideradas transtornos de ansiedade, desencadeadas por situações específicas que não oferecem perigo real.

 

Para a psiquiatra Sabrina Toledo, as preocupações frequentemente se associam ao medo de morrer, de perder o autocontrole ou de enlouquecer. “Para se ter ideia, apenas comentar sobre a fobia, muitas vezes, desencadeia a ansiedade nos pacientes”, argumentou a médica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

 

A médica destacou que esses transtornos prejudicam consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes. “As fobias específicas e sociais, por incluírem situações típicas do cotidiano, podem afetar bastante as pessoas. Medo de altura, de animais domésticos, de sexo e de se comunicar com outros são algumas das que mais podem atrapalhar a vida da população”, explicou Sabrina Toledo.

 

Segundo a psiquiatra, as causas das fobias ainda são desconhecidas no meio médico. “Esses transtornos podem estar ligados a eventos traumáticos, mas nem sempre esse é o caso. Muitas fobias aparecem com o paciente ainda criança e é difícil identificar as causas”.

 

O tratamento preferencial das fobias é comportamental (psicoterapia), com o apoio de profissionais para ajudar a lidar com o transtorno. Na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente é acolhido de acordo com o fluxograma de transtornos mentais nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), e então é encaminhado mediante suas necessidades específicas.

 

(A.A/J.S*)