14/07/2014 às 19:30, atualizado em 12/05/2016 às 18:05

Em três meses, NF-e tem mais de 40 mil notas fiscais emitidas

Programa disponibilizado gratuitamente pela Secretaria de Fazenda já foi utilizado por 2,6 mil contribuintes

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Fazenda

BRASÍLIA (14/7/14) – O programa de emissão de Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NF-e), disponibilizado gratuitamente pela Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF/DF), completou três meses. Nesse período, mais de 40 mil notas foram emitidas por meio do aplicativo. Até o início deste mês cerca de 2,6 mil contribuintes já haviam utilizado o aplicativo para emitir a Nota Fiscal Eletrônica em todo o DF.

 

“A simplicidade é um fato positivo, e temos recebido elogios por isso. A expectativa agora é disponibilizar uma série de melhorias que, a nosso ver, irão de fato dar um salto na qualidade do aplicativo”, observou o gerente de Tributos Indiretos, Márcio Silva Gonçalves. Ele disse, ainda, que o aplicativo é semelhante ao que foi desenvolvido pela Fazenda de São Paulo, porém mais simples, já que é exclusivo ao contribuinte de Imposto sobre Serviço (ISS).

 

OBRIGATORIEDADE – Desde 1°de abril, a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NF-e ISS) passou a ser obrigatória para empresas sujeitas ao pagamento do ISS. Com a mudança, o formato papel (modelo 3) não tem mais validade.

 

Os segmentos com faturamento anual superior a R$ 360 mil e que estejam relacionados na lista de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), definidos pela Portaria 259/2013, devem providenciar a atualização, sob pena de serem autuados.

 

O documento eletrônico será emitido na prestação de serviços para órgãos públicos da administração direta ou indireta, inclusive empresa pública, sociedade de economia mista e em toda a prestação de serviços para pessoas jurídicas.

 

CERTIFICADO DIGITAL – Para a utilização do emissor gratuito é necessário possuir certificado digital ICP-Brasil, que atesta a identidade do indivíduo ou instituição na internet, por meio de assinatura digital, para a emissão da NF-e.

 

Para baixar gratuitamente o emissor da Nota Fiscal Eletrônica, basta acessar: www.fazenda.df.gov.br. Para tirar dúvidas, basta entrar em contato por meio do atendimento virtual (http://www.fazenda.df.gov.br/?id_area=885 ), pela Central de Atendimento 156 (opção 3) ou em uma das agências da Receita.

 

(A.F./C.C.*)