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08/09/2020 às 18:47, atualizado em 08/09/2020 às 18:48
Conheça a rotina dos profissionais que fazem visitas domiciliares para atender pacientes que necessitam de cuidados especiais
Na tarde da quinta-feira (3) a equipe do Núcleo de Atenção Domiciliar (NRAD) do Paranoá parte para mais um atendimento. O paciente da vez é José Ghetti, de 83 anos, que se encontra acamado e necessita de cuidados médicos. Sua esposa, Elba Ghetti, 59 anos, é quem recebe os profissionais e conduz a todos pela escadaria até onde seu José se encontra. Esses cuidados especiais se repetem há cinco anos, devido à condição já debilitada do paciente.
“Já conheço todo mundo. E é só ligar que eles estão prontos a chegar. É uma mão de Deus”, conta dona Elba. “Eles não me deixam, é só chamar que chega. Qualquer coisa que eu precisar que eles tiverem lá de material passa com prazer e vem em casa. Me conhecem até pela voz”, relata a esposa, que trata os profissionais como se fossem da família.
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Com todo o cuidado que a pandemia exige, a equipe examina e realiza os procedimentos com o paciente. “Ele está acamado e com demência, uma doença progressiva, e também com o Mal de Parkinson. Então, surgiu uma lesão nele – e dela se exigiu uma biópsia”, relata a médica do núcleo, Maria Luíza Bezerra.
A médica destaca, também, que o diferencial do NRAD é o atendimento humanizado. Os pacientes atendidos pelo Núcleo, no geral, são pessoas debilitadas, de média a alta complexidade, mas que não necessitam internação hospitalar.
A superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Belvilaqua, ressalta que o atendimento domiciliar é benéfico tanto para o paciente quanto para a família dele e, claro, para o sistema público de saúde.
“O paciente tem menos riscos de infecções e reinternações. Saindo do hospital, ele desocupa o leito e diminui os custos de uma internação”. A região possui dois núcleos: um no Paranoá e outro em São Sebastião.
A equipe é formada por médico, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeiro, fonoaudiólogo, técnico de enfermagem. Além das visitas de acompanhamento, também são realizadas coletas de materiais de exames em casa.
As equipes também fazem curativos e antibioticoterapia para evitar uma nova hospitalização. Com a pandemia do novo coronavírus, a equipe também está realizando telemonitoramento semanalmente.
Atendimento
O NRAD do Paranoá atende 44 pacientes com internação domiciliar, sendo que mais três poderão receber acompanhamento quando deixarem o hospital. Só neste ano, já entraram 12 novos pacientes.
* Com informações da Secretaria de Saúde