16/07/2014 às 10:01, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Fan Fest Brasília atraiu 351 mil torcedores durante o Mundial

Durante a Copa, frequentadores do megaevento no Taguaparque promoveram um grande intercâmbio cultural

Por Da Redação, com informações da ComCopa


. Foto: Helio Montferre/ComCopa

 BRASÍLIA (16/7/14) – A Fan Fest Brasília foi uma mistura de cores, idiomas e bandeiras que deu certo. Moradores do Distrito Federal e turistas do Brasil e de outros países assistiram a jogos, fizeram amizades e curtiram o maior evento internacional que a capital já recebeu: a Copa do Mundo. O público acumulado chegou a 351 mil pessoas.

 

O espaço de exibição pública, concebido como uma grande festa popular, foi montado em localização privilegiada. O Taguaparque fica em uma área que concentra mais da metade da população do DF (Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Águas Claras, Guará e regiões vizinhas). A escolha agradou os moradores da região e os visitantes.

 

O engenheiro australiano Marcelo Sternadt, 27, elogiou a receptividade dos torcedores brasilienses. “Fiz amizades até enquanto comprava comida. Aqui em Brasília, me sinto mais confortável, porque encontrei moradores que falam inglês muito bem”, comentou.

 

Raul Ricaurte, 34, veio de Quito como mochileiro: à pé, de carona, de ônibus e trem. O equatoriano ficou hospedado na embaixada do país em Brasília, que abriu um camping para todos os viajantes conterrâneos. “Não importa se perdemos. Já ganhamos por estar aqui. Até troquei a bandeira da minha pátria com o cachecol de um suíço – un regalo inesquecible”, lembrou.

 

Artistas da capital, como Ellen Oléria e a dupla Henrique e Ruan, animaram multidões no Fan Fest Brasília e mantiveram a energia lá em cima após shows de bola transmitidos no telão. A mesma “responsabilidade” coube a Gusttavo Lima, que tocou logo após a vitória do Brasil contra a Croácia. Mais de 40 mil pessoas assistiram ao cantor. “”Em Brasília, me sinto em casa. Não há nada melhor no mundo do que viver este momento, não há dinheiro que pague”, disse, comovido, durante a apresentação na arena.

 

O encerramento das atividades no Fan Fest Brasília ficou por conta da Banda Calypso, no domingo (13), com público de 25 mil pessoas.

 

MEGAESTRUTRA – Logo na entrada, a estrutura física impressionava os visitantes. O enorme telão instalado a 21 metros do chão – altura equivalente a um prédio de sete andares – transmitiu, ao vivo, jogos nas 12 cidades-sede e detalhes dos shows no palco da arena.

 

Além da projeção das imagens, o público desfrutou de estandes dos patrocinadores, lanchonetes e espaços interativos. Estruturas montadas pelos órgãos de governo do Distrito Federal garantiram atendimentos de saúde e a segurança de todos os presentes. O Fan Fest Brasília foi organizado pelo Governo do DF, em parceria com a FIFA e a Rede Globo.

 

(B.F./M.D*)