15/07/2014 às 23:25, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Alunos da rede pública entram em campo no Mané

Estudantes do Distrito Federal se encantam com estádio brasiliense, por onde passaram os maiores astros do futebol na Copa do Mundo

Por Da Redação, com informações da ComCopa


. Fotos: Andre Borges/ComCopa

BRASÍLIA (15/7/14) – Os primeiros a pisarem no gramado do Mané Garrincha após as sete partidas da Copa do Mundo foram alunos da rede pública de ensino. Um grupo de 240 crianças de oito colégios tiveram a oportunidade de conhecer o campo e os vestiários do Estádio Nacional de Brasília, centro dos holofotes do mundo inteiro no últimos dias.

 

“Incrível. Estou apaixonada por esse lugar”, elogiou Francisca das Chagas, 14 anos, aluna do Centro de Ensino Fundamental 10 de Ceilândia. Ao pisar no gramado, os jovens se impressionaram com a grandiosidade da arena. “A gente olha pra cima e só vê cadeira, cadeira, cadeira. Imagina a emoção de jogar em um lugar assim, lotado”, comentou a estudante.

 

A visita marcou o encerramento das primeiras turmas do programa FIFA 11 pela Saúde, promovido pela entidade máxima do futebol em parceria com o governo federal e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nas 12 cidades-sede. No DF, as secretarias de Educação, Esporte e Saúde acolheram a iniciativa e já se preparam para retomar o programa no segundo semestre.

 

O projeto leva para dentro das salas de aula os principais fundamentos do futebol, aliados a dicas de saúde, higiene e convivência. As mensagens são passadas por astros da bola como Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi, Buffon e Marta, em vídeos produzidos pela FIFA.

 

DESTAQUE NACIONAL – Médico-chefe da FIFA em Brasília, Paulo Lobo, faz um balanço positivo do programa. “Superou todas as nossas expectativas. Brasília foi destaque nacional, graças ao empenho do governo local e dos servidores de cada escola. A equipe que capacitamos aqui já foi chamada para dar palestras em outros países e passar o conhecimento adiante”, revelou.

 

“É emocionante ver um pedacinho da Copa do Mundo acontecendo na nossa escola e ver nossos alunos no gramado do Mané. São crianças de famílias simples, com pouco acesso a essas oportunidades”, contou o professor Marcelo Wanzeller, 45, que coordenou a campanha no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 02 da Estrutural. Segundo ele, além dos ensinamentos de saúde, o impacto positivo do projeto na autoestima dos alunos é inestimável.

 

O FIFA 11 pela Saúde foi realizado pela primeira vez na Copa da África do Sul, em 2010, e terá continuidade no Brasil pelos próximos anos. É, portanto, mais um legado do Mundial para o país.

 

Confira as mensagens do programa FIFA 11 pela Saúde e os astros do futebol que abraçaram as lições:

 

1) Jogue futebol (Chicharito, atacante mexicano)

2) Respeite meninas e mulheres (Forlán, atacante uruguaio)

3) Proteja-se contra o HIV e de DSTs (Neymar, atacante brasileiro)

4) Evite as drogas, álcool e tabaco (Cristiano Ronaldo, atacante português)

5) Controle seu peso (Falcao, atacante colombiano)

6) Lave suas mãos (Puyol, ex-zagueiro espanhol)

7) Beba água potável (Marta, atacante brasileira)

8) Siga uma dieta balanceada (Messi, atacante argentino)

9) Vacine-se (Drogba, atacante marfinense)

10) Tome os remédios prescritos (Buffon, goleiro italiano)

11) Jogue limpo (Vicente del Bosque, técnico da Seleção Espanhola)

 

(J.P/J.S*)