29/07/2014 às 16:46

HRT receberá certificação de referência em Método Canguru

Processo de avaliação foi concluído e aprovado pelo Ministério da Saúde

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (29/7/14) – Primeira maternidade do país a implantar o Método Canguru, que facilita o contato entre pais e bebês internados por longo período, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) receberá, ainda no mês de julho, pelo Ministério da Saúde, o título de Centro de Referência Distrital nesse procedimento.

 

Utilizado na unidade de saúde desde 1992, o Método Canguru é um tipo de assistência neonatal que proporciona o contato pele a pele entre o recém-nascido de baixo peso e os pais, podendo também contar com participação dos avós e até de amigos da família.

 

Nesse procedimento, a criança, vestindo apenas uma fralda, é colocada em contato direto com o corpo do adulto, na posição vertical, durante o tempo que ambos entenderem ser suficiente.

 

“Trata-se de um método muito importante, pois permite que os pais participem mais do cuidado ao bebê que está internado”, destacou a enfermeira da Unidade de Neonatologia do HRT e tutora da metodologia pelo Ministério da Saúde, Thaiça Magalhães.

 

Segundo especialistas, a interação contínua contribui, entre outras coisas, para a prevenção de infecções e outras complicações, aumento de peso, controle térmico, melhora na qualidade do desenvolvimento neurocomportamental e psicoafetivo e na estabilização da frequência cardíaca e respiratória.

 

ATENDIMENTO – A equipe multidisciplinar que cuida dos bebês de alto risco é composta por pediatras, intensivistas, neonatologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogos.

 

Além da assistência aos bebês, o Hospital de Taguatinga conta com uma enfermaria especializada para as “mães canguru” e um ambulatório de acompanhamento após a alta hospitalar.

 

Para os servidores envolvidos no processo, a certificação é mais do que merecida, uma vez que o HRT é pioneiro, entre as unidades públicas e privadas do DF, na utilização do Método Canguru.

 

“Historicamente merecemos esse título. Somos Hospital Amigo da Criança, Centro de Referência em Banco de Leite Humano e temos uma equipe muito engajada. O HRT participou na implantação do Método Canguru em nível nacional”, acrescentou Thaiça.

 

De acordo com a técnica de enfermagem Cristiane Gonçalves, a experiência de trabalhar com o método, que facilita o vínculo entre pais e bebês, é muito gratificante. Ela lembrou, inclusive, que ao serem submetidos a esse procedimento, os recém-nascidos apresentam menores chances de ficarem doentes.

 

“Há um envolvimento muito grande da equipe com as mães e os bebês. É muito recompensador ver que as mães vão embora mais seguras, cuidando melhor de seus filhos, e saber que a incidência de retorno e de doença nas crianças diminui muito”, concluiu a servidora.

 

(M.D.*)