Senado Federal lança campanha nacional para incentivar o exame. Primeira-dama do DF participou da solenidade
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06/10/2011 às 03:00
Senado Federal lança campanha nacional para incentivar o exame. Primeira-dama do DF participou da solenidade
Da Redação, com informações da Agência Senado
A primeira-dama do Distrito Federal, Ilza Queiroz, participou nesta quinta-feira (6/10) do lançamento da Campanha Nacional do Teste da Orelhinha, cujo tema é “Dê ouvidos ao direito do seu filho”. A solenidade ocorreu na Presidência do Senado Federal e marcou um ano da Lei nº 12.303, que torna obrigatória a realização gratuita do exame denominado Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) – conhecido como teste da orelhinha –, em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências.
O teste da orelhinha dura de três a cinco minutos e consiste na avaliação do recém-nascido para diagnóstico precoce de perda auditiva. O exame é indolor, pode ser realizado com a criança dormindo e ocorre por meio de um pequeno fone colocado na parte externa do ouvido. Este fone é capaz de gerar estímulos sonoros que mostram como o ouvido do recém-nascido reage aos sons.
“O diagnóstico precoce de doenças, por meio de testes como o da orelhinha, do pezinho ou do olhinho, é fundamental para que o tratamento comece logo e seja conduzido corretamente”, explicou a primeira-dama Ilza Queiroz, que é médica.
Segundo a presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bianca Queiroga, a realização do exame diminui os gastos públicos com próteses e com a educação especial para surdos, oferecendo uma melhor adaptação social e cognitiva para os indivíduos. “O ideal é que esse exame seja realizado nas primeiras 48 horas, na unidade mais próxima de onde a criança nasceu”, aconselhou Bianca, lembrando que é possível realizar o teste da orelhinha mesmo após esse período.