28/07/2014 às 16:22

Servidores da Saúde são treinados em aleitamento materno

Capacitação acontece nesta segunda-feira em Planaltina

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Renato Araújo SES-DF

BRASÍLIA (28/7/14) – Servidores da maternidade do Hospital Regional de Planaltina passarão, nesta segunda-feira (28), por um treinamento sobre aleitamento materno. A capacitação, que tem o objetivo de ensinar sobre os benefícios da amamentação, acontecerá às 15h e será realizada pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

 

“Todas as pessoas que trabalham em um Hospital Amigo da Criança devem conhecer a política de aleitamento materno e desencorajar práticas que propiciem o desmame precoce”, frisou a presidente do IHAC de Planaltina, Maria do Socorro Nunes Aguiar.

 

Todos os setores da regional passarão pelo treinamento, e o próximo está previsto para acontecer nos dias 11 e 12 de agosto na emergência da pediatria, no centro cirúrgico e nos centros de saúde.

 

As inscrições estão abertas no Núcleo de Educação Permanente de Saúde (Neps) de Planaltina. As atividades são destinadas a servidores e funcionários da coordenação de saúde cidade.

 

SAIBA MAIS – A IHAC foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.

 

Os dez passos para o sucesso do aleitamento materno:

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.

2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.

3 – Informar todas as gestantes atendidas sobre as vantagens e o manejo da amamentação.

4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tenha indicação clínica.

7 – Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.

8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.

9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas por ocasião da alta hospitalar.

 

(C.C.*)