30/07/2014 às 20:55

Turismo Cidadão levou 5,2 mil visitantes a pontos turísticos de Brasília

Até novembro estão agendados passeios para mais 5,4 mil pessoas, entre estudantes, idosos e grupos de entidades sociais

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo


. Foto: Mary Leal/Arquivo

BRASÍLIA (30/7/14) – Um balanço do programa Turismo Cidadão, divulgado nesta quarta-feira (30), totaliza mais de 5,2 mil pessoas, entre estudantes, idosos, grupos de entidades sociais, levados para fazer turismo nos monumentos e espaços culturais da capital federal. Até o fim do ano, esse número deve chegar a 10,7 mil, já que existem passeios marcados com mais 5.485 pessoas até o mês de novembro.

 

“O programa Turismo Cidadão é uma oportunidade para aprofundar os laços dos moradores com Brasília e alimentar cada dia mais os valores cívicos”, destacou o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

 

Segundo Neves, não há dúvida de que, após serem beneficiados pelo programa, os participantes difundirão o que viram e o que aprenderam e formarão uma cadeia de divulgação da capital federal. “Temos uma cidade rica que conquistou os turistas nacionais e estrangeiros, e, durante a Copa do Mundo, os brasilienses redescobriram os encantos da cidade”, complementou.

 

No primeiro semestre, 66 atrativos turísticos de Brasília foram visitados, entre os quais, Palácio da Alvorada, Centro Cultural Banco do Brasil, Memorial dos Povos Indígenas, Praça dos Três Poderes, Congresso Nacional, Casa Velha do Gama, Panteão da Pátria, Memorial JK e outros.

 

Além de visita guiada aos atrativos, os estudantes e idosos recebem cartilha ilustrada pelo cartunista Ziraldo e conteúdo elaborado pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal. Também há versão em braile para deficientes visuais e vídeo com audiodescrição com o conteúdo abordado no material.

 

O lançamento da ação, em abril deste ano, ocorreu no Centro de Atendimento ao Turista da Praça dos Três Poderes e contou com a presença do artista, que ressaltou a magnitude do projeto.

 

“Essa foi uma das coisas mais criativas que eu já tive que ilustrar, a cartilha é uma dessas pequenas ideias geniais. O dia de hoje inaugura uma declaração de amor por Brasília”, enfatizou, na época, o escritor e ilustrador Ziraldo.

 

Mais de 700 professores do DF e articuladores foram capacitados para o programa, além de 14 coordenadores regionais e 400 locais. São disponibilizados dois ônibus personalizados que dispõem de plataforma elevatória para cadeirantes.

 

SERVIÇO – Os grupos interessados em participar do programa devem agendar a visita pelo o e-mail turismocidadao.agenda@gmail.com. Mais informações de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelo telefone (61) 3214-2764.

 

(A.S/J.S*)