01/08/2014 às 21:49

Saúde promove atividades na Semana do Aleitamento Materno

Objetivo é despertar o interesse pela amamentação; neste sábado (2), campanha estará na Feira do Guará

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Renato Araújo/SES-DF

BRASÍLIA (1º/8/14) – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal abriu, nesta sexta-feira (1º), a Semana Mundial de Aleitamento Materno, com um estande montado na Praça Central do JK Shopping, em Ceilândia. A ação tem por objetivo despertar na população o interesse pela amamentação e, também, divulgar as estratégias da pasta sobre o tema.

 

Moradora de Ceilândia, Thatiane Gonçalves, 27 anos, mãe de Maria Eduarda, 2 anos, esteve no estande e recebeu informativos sobre a amamentação. Ela lembrou a importância do leite materno: “Por causa do leite, minha filha é saudável e dificilmente adoece”.

 

Até 9 de agosto, as 15 regionais de saúde estarão envolvidas com atividades de conscientização sobre a amamentação. Neste sábado (2), na Feira do Guará, profissionais da Saúde vão orientar e distribuir à população material educativo de incentivo ao aleitamento materno.

 

No domingo (3), no estacionamento 12 (Ana Lídia) do Parque da Cidade, estão programadas diversas atividades,como massagem para mulheres, shantala e Sling Baby para mães e bebês, apresentações teatrais e atividades do Corpo de Bombeiros do DF e distribuição de material educativo sobre amamentação.

 

Para a coordenadora-geral de Saúde de Ceilândia, Lucimar Gonçalves, a principal meta, neste período, é estimular a amamentação correta dos bebês: “Priorizar uma semana de amamentação é importantíssimo para encorajarmos as mães a darem aos seus filhos o alimento mais importante de suas vidas, que é o leite materno”, observou.

 

Ela destaca que todas as mulheres que necessitarem de auxílio podem procurar as Unidades Básicas de Saúde, Bancos de Leite Humano e postos de coleta da Secretaria de Saúde.

 

IMPORTÂNCIA- Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite Humano do DF, Miriam Santos, a amamentação traz vantagens para a mulher, criança e família. Para a mulher, protege contra o câncer de mama e o de ovário, reduz as chances de desenvolver anemia e auxilia na redução do peso.

 

Em relação aos benefícios para a criança, evita a diarreia e as doenças respiratórias, reduz os riscos de alergias, diminui os riscos de diabetes, hipertensão, colesterol alto, obesidade e ainda garante o melhor crescimento e desenvolvimento.

 

(A.F/J.S*)