02/08/2014 às 12:05, atualizado em 12/05/2016 às 18:05

Atendimento Virtual da Fazenda completa um ano

Com a ferramenta, cerca de 90% dos serviços da receita são oferecidos pela internet; mais de 58,3 mil contribuintes já foram atendidos

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Fazenda


. Foto:Divulgação/Sefaz

BRASÍLIA (2/8/14) – O Atendimento Virtual, canal de relacionamento entre a Secretaria de Fazenda do Distrito Federal (SEF-DF) e a população, completa um ano de operações neste mês. Nesse período foram realizados mais de 58.3 mil atendimentos. Desses, 25,77% são referentes ao Nota Legal, 19,35% são solicitações relacionadas a documentos fiscais e 18,23% são demandas sobre tributos diretos como IPTU, IPVA, Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD).

 

O tempo médio para tratamento das demandas também ganha destaque: o encerramento dos protocolos acontece, em média, em cerca de 30 horas, considerando dias úteis. As questões mais simples normalmente são resolvidas em menos de 18 horas.

 

O sistema vem recebendo ajustes continuamente, sendo configurado conforme a necessidade dos contribuintes. “Internamente foram efetuadas alterações para agilizar a tramitação dos processos e o atendimento às solicitações. Também começamos a deixá-lo mais intuitivo e de fácil navegação”, explicou o supervisor-geral de Atendimento Remoto, da Fazenda, Paulo Henrique de Souza.

 

Em uma projeção sem o canal, as agências da Receita do DF teriam, para o último ano, 82 mil solicitações – 56% a mais do que no último exercício, quando o Atendimento Virtual foi criado. “Ele permitiu que serviços antes apenas presenciais passassem a ser efetuados 100% pela internet, o que trouxe muitos benefícios para a secretaria e para o contribuinte”, destacou o supervisor-geral.

 

É importante ressaltar que os serviços on-line não excluem o atendimento presencial. Portanto, quem não possui acesso à internet pode procurar uma unidade da Receita do DF.

 

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES – Reclamação contra lançamento de IPVA, alteração de proprietário de imóvel com registro de imóveis e solicitação de redução de alíquota de IPTU estão entre os serviços que mais têm demandado reclamações.

 

Para acessar: http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=884

 

(A.F/J.S*)