11/08/2014 às 18:51

DF forma segunda turma de mulheres do campo pelo Pronatec

Parceria cria novas oportunidades de geração de renda

Por Da Secretaria da Mulher


. Foto: F. Gualberto / Arquivo

 BRASÍLIA (11/8/14) – A capacitação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) tem fortalecido os conhecimentos e a confiança de quem passa pelo curso, além de abrir as portas para o mercado profissional. Uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Emater e Senar capacitou mulheres do campo a desenvolver a arte por meio da pintura, artesanato e outras modalidades.

 

A segunda turma, que concluiu o curso em julho, era formada por 15 mulheres moradoras do Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina. Elas fizeram parte do primeiro curso de capacitação de pintura em tecido. Além delas, outras 15 mulheres, também em Planaltina, foram capacitadas em maio no curso de formação de biojoias.

 

Durante as 40 horas-aula, as alunas aprenderam todas as etapas de produção, desde o manejo das matérias-primas até as formas de comercialização.

 

O Núcleo Rural Tabatinga fica na RA de Planaltina, a 65 km do centro da capital, e abriga cerca de 1,2 mil moradores da população rural do DF. Segundo estimativa da Emater, cerca de 78 mil mulheres residem nas zonas rurais do Distrito Federal.

 

VALORIZAÇÃO – Para a secretária-adjunta da Mulher do DF, Ivonete Nascimento, levar uma oportunidade de qualificação para as mulheres do campo promove o reconhecimento e a valorização do protagonismo feminino para o desenvolvimento rural justo e sustentável no DF.

 

“Com essa formação, as mulheres do campo passam a ter possibilidades de geração de renda, integração com outras moradoras, além de reforçarem sua autoestima. E com o apoio da Secretaria da Mulher elas ganham mais um aliado na divulgação e comercialização desse produto”, frisou Ivonete.

 

Para a técnica em extensão rural da Emater Maria José esse trabalho ultrapassa as fronteiras do campo. “A força das nossas mulheres gera renda e conhecimento. Mas, acima de tudo, gera alegria e cidadãs”, acrescentou.

 

CURSO– O curso de pintura em tecido é realizado por meio do Pronatec, sob responsabilidade do Ministério da Educação, e é ministrado pelo Senar. As turmas são organizadas pela Secretaria da Mulher do DF em ação integrada com a Emater.

 

As atividades da capacitação tiveram início em maio e incluíram em sua programação 120 horas de pintura em tecido e 40 horas de formação em Empreendedorismo no Campo.

 

FORMAÇÃO CONTINUADA – A pedido das próprias alunas e por iniciativa do Senar em parceria com a Secretaria da Mulher, outros cursos devem ser trazidos para a região. Segundo a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da Secretaria da Mulher, estão previstas aulas de capacitação complementar sobre gênero, Lei Maria da Penha e direitos da mulher para reforçar a emancipação do público-alvo.

 

Na opinião da coordenadora da Rede Mulher Rural da Secretaria da Mulher do DF, Silvânia Gonçalves, a capacitação é fundamental no processo de emancipação das mulheres que residem em regiões afastadas.

 

GANHO SOCIAL – “Desde que eu tinha parado de trabalhar, fiquei muito desanimada, não tinha mais interesse em fazer nada. Após o curso eu estou feliz, satisfeita e agora quero retomar e tocar meu negócio em frente. Voltei a ter vontade de viver e de ter meu próprio dinheirinho”, afirmou Dionara Kanheski, 51 anos.

 

Com o incentivo da formação, algumas alunas do curso de pintura em tecido já pensam em se organizar em pequenas associações e cooperativas para fortalecer a produção e a comercialização.

 

(J.B./C.C.*)