Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
23/08/2014 às 19:35
Cerimônia foi realizada na última semana e contou com a presença dos familiares
BRASÍLIA (23/8/14) – O Panteão da Pátria incluiu o nome de Joaquim Nabuco no Livro de Aço dos Heróis da Pátria. O livro existe para registrar o nome de brasileiros ou de grupos de brasileiros que ofereceram a vida à Pátria, para sua defesa e construção, com excepcional dedicação e heroísmo.
O livro abriga, hoje, 30 nomes de personalidades, como Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), Zumbi dos Palmares, Manuel Deodoro da Fonseca, Dom Pedro I, entre outros. Joaquim Nabuco foi um dos principais líderes e artífices da abolição da escravatura.
Logo atrás do livro de aço, fica o Painel da Inconfidência Mineira, de João Câmara Filho. “Essa obra é o retrato de uma sociedade conflitiva e violenta, sustentada na brutalidade da escravidão que Joaquim Nabuco combateu”, afirmou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, durante a cerimônia, realizada na última semana.
“A história de um País se faz por meio da história de seus heróis, muitos deles anônimos. O que a gente vê são as ações dos grandes personagens, como Joaquim Nabuco”, afirmou o senador Cristovam Buarque, autor do projeto de lei para a inclusão do abolicionista no livro. José Tomaz Nabuco, neto do homenageado, afirmou que é uma honra que seu avô seja homenageado no livro ao lado de Tiradentes.
(J.P/J.S*)