20/08/2014 às 11:39

Estudantes responsáveis por 26 mil atendimentos na Copa recebem certificados

Documento entregue aos Embaixadores do Turismo vale como atividade complementar nos cursos superiores e indica experiência e qualificação na área

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (20/8/14) – Os 88 universitários e estudantes de escolas técnicas que atuaram como Embaixadores do Turismo durante a Copa do Mundo, em Brasília, receberam, nessa terça-feira (19/8), o certificado de participação. O documento vale como atividade complementar da grade curricular e comprova a experiência e qualificação na área.

 

“O Programa Embaixadores do Turismo já se tornou um grande case de sucesso e promoveu um novo olhar sobre a cidade. Queria agradecer a colaboração de todos, foi um trabalho fantástico. Muito bom ver jovens interessados em trabalhar e oferecer a melhor informação possível”, disse o secretário de Turismo do DF, Luis Otávio Neves.

 

Segundo o dirigente da pasta, os embaixadores, que foram escolhidos entre 300 candidatos inscritos, atuaram em 13 postos e realizaram, juntos, mais de 26,8 mil atendimentos. Desse total, cerca de 8,6 mil foram para brasileiros e os outros 18,2 mil, para estrangeiros de 87 países.

 

Com o bom acolhimento, o índice de aprovação divulgado recentemente pelo Ministério do Turismo mostrou que 96% dos turistas têm intenção de voltar e conhecer a cidade “Isso se deve à boa atuação promovida por cada um de vocês, que mostraram hospitalidade”, complementou Neves.

 

A representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Isabel de Paula parabenizou a iniciativa de incluir a sociedade em um grande evento esportivo e também frisou a importância de valorizar o Patrimônio Cultural da Humanidade que é a cidade. “No Brasil, temos muitas cidades que têm o reconhecimento, mas não aproveitam esse potencial, Brasília está realizando bem essa tarefa”, afirmou.

 

Outra participante, a estudante de eventos do Instituto Federal de Brasília (IFB), Laís Mota, 20 anos, destacou que a experiência foi singular. “Pude acompanhar de perto como funciona um evento tão grande como esse, que teve um alto grau de satisfação. O melhor é que eu participei disso e também sou responsável por esse resultado”, disse.

 

Para a estudante do 7º período de Turismo da Universidade de Brasília (UnB) Jaqueline Lima, o saldo foi positivo. “A experiência foi importante. Eu que nunca viajei para o exterior, tive a chance de participar de uma troca cultural na minha cidade.” A jovem atuou no posto dos Embaixadores do Turismo da Rodoviária do Plano Piloto.

 

RESULTADOS – O programa foi lançado em junho deste ano com o objetivo de formar um banco de pessoas capacitadas para lidar com o receptivo da cidade e colaborar na promoção da imagem positiva de Brasília nos grandes eventos. Após um período de capacitação, os selecionados tiveram como primeira tarefa o atendimento na Copa do Mundo de 2014.

 

A.S./C.C.