No segundo dia do evento sobre a Copa do Mundo de 2014 em Manaus, governador Agnelo Queiroz fez uma avaliação de Brasília como exemplo de respeito ao meio ambiente na execução das obras preparatórias

" /> No segundo dia do evento sobre a Copa do Mundo de 2014 em Manaus, governador Agnelo Queiroz fez uma avaliação de Brasília como exemplo de respeito ao meio ambiente na execução das obras preparatórias

">

29/09/2011 às 03:00

A capital da sustentabilidade

No segundo dia do evento sobre a Copa do Mundo de 2014 em Manaus, governador Agnelo Queiroz fez uma avaliação de Brasília como exemplo de respeito ao meio ambiente na execução das obras preparatórias

Por

Secretaria de Comunicação

A presença do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, no Seminário “Copa 2014 – Sustentabilidade e Legado” consolidou a posição de Brasília como a cidade-sede do Mundial que mais atenção está dando às recomendações da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O evento realizado em Manaus (AM) com duração de dois dias (28 e 29) é promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com o Ministério do Esporte.

“As obras físicas e socioambientais, paralelamente às inúmeras frentes de qualificações profissionais para o atendimento aos turistas que estamos criando, traduzem-se em sustentabilidade e serão legados importantes para a cidadania e qualidade de vida da capital da República pós Copa”, destacou o governador Agnelo Queiroz. “E isso era preciso ser trazido ao conhecimento de todos. Queremos ser a cidade Capital da Sustentabilidade”, acrescentou.

Para o governador do Distrito Federal, o seminário foi excelente para apoiar e orientar os preparativos para a Copa de 2014. “As experiências relatadas por quem já recebeu uma Copa do Mundo são preciosas e os debates e recomendações sobre os temas relativos à sustentabilidade, de grande valia para os nossos técnicos”, afirmou Agnelo Queiroz.

O governador fez questão de frisar em todas as declarações que Brasília se prepara para sediar, antes da Copa do Mundo de 2014, a Copa das Confederações de 2013. Para isso, está marcada para dezembro de 2012 a inauguração do Estádio Nacional, a maior ecoarena sustentável do mundo e que já tem 38% das obras concluídas. “É preciso também reconhecer que, em função da Copa FIFA 2014, vamos fazer nesses quatro anos todos os investimentos que, normalmente, levaríamos 20 anos para executar”, destacou Agnelo Queiroz.

Temas e representações – O seminário contou com a participação de técnicos da FIFA, do BID e representantes de governos estrangeiros, que contribuíram apresentando as experiências da preparação de megaeventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíadas) na Coréia do Sul, África do Sul, Alemanha, Barcelona e Londres. Também houve painéis sobre gestão de arenas e enfoque multiuso; turismo sustentável; oportunidade de negócios; Copa do Mundo como catalisadora de investimentos estruturais; mobilidade urbana sustentável; eficiência energética; gestão adequada de resíduos e reciclagem; requalificação urbanística e melhoria da qualidade dos serviços públicos.

Todas as 12 cidades-sede da Copa FIFA 2014 enviaram delegações. Além do presidente do Comitê Brasília 2014 e governador Agnelo Queiroz, fizeram parte da representação técnica da capital o chefe de gabinete e secretário-executivo do Comitê Brasília 2014, Cláudio Monteiro; os secretários de Assuntos Estratégicos, Newton Lins, e de Meio Ambiente, Eduardo Brandão; o subsecretário de Captação de Recursos da Secretaria da Fazenda, Genésio Vicente, e o assessor técnico do Comitê Brasília 2014, o arquiteto Ricardo Bitencourt.

Cerca de 600 pessoas participaram do evento, entre palestrantes, técnicos, representantes das cidades sedes e jornalistas. Outros dois seminários temáticos – sobre Turismo e Transparência e Inclusão – serão realizados em Fortaleza e Brasília, em novembro e dezembro, respectivamente.