Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
16/11/2020 às 18:22
Entre os materiais estão pilhas, lâmpadas, óleo contaminado, entre outros
Preocupada em destinar corretamente os resíduos especiais que gera, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizou a coleta desse material. Anualmente, cerca de oito toneladas desses resíduos são recolhidas na companhia. Podem ser enquadradas nessa categoria materiais laboratoriais como soluções utilizadas nas análises químicas, lâmpadas, óleos contaminados, estopas, pilhas e baterias.
[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]
O engenheiro civil da Gerência de Gestão Ambiental Corporativa da Caesb, Marcelo Braga, responsável pelo serviço, explica que a coleta foi implantada de forma sistemática e que todos os envolvidos sabem o que devem fazer com os resíduos gerados. “A contratação de uma empresa coletora, com recolhimento de forma programada, criou uma rotina onde há a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, de acordo com a legislação vigente”, esclarece.
O assessor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Caesb, Vladimir Puntel, relata que a coleta de resíduos especiais foi uma das ações importantes contempladas no Sistema de Gestão Ambiental, implantado pela Companhia. “A partir de 1998, a Caesb passou a adotar uma Política Ambiental com base nas instruções da norma ABNT NBR ISO 14001, para o controle do atendimento dos requisitos legais ambientais e monitoramento dos processos”, completa.
Em dois anos e meio, desde a assinatura do contrato, foram recolhidos cerca de 20 mil quilos de resíduos laboratoriais, 19 mil lâmpadas, 3 mil litros de óleos contaminados, 54 quilos de estopa, 184 quilos de pilhas e 14 quilos de baterias. A coleta do material é feita de duas a três vezes por ano por uma empresa contratada que possui profissionais treinados e especializados nesse tipo de serviço. Os resíduos são destinados para incineradores ou aterros industriais específicos para esse fim.
* Com informações da Caesb