08/09/2014 às 14:21, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Projeto do DF sobre coleta seletiva será apresentado em feira nacional

Iniciativa que mobilizou comunidade de Planaltina foi selecionada para mostra de ciência e tecnologia no Rio Grande do Sul

Por Da Redação, com informações da Casa Civil


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 

BRASÍLIA (8/9/14) – A mobilização de um grupo de agentes ambientais em Planaltina, que sensibilizou moradores a separarem corretamente o lixo, será um dos 350 projetos apresentados na Mostratec, de 27 a 31 de outubro. A feira de ciência e tecnologia ocorre anualmente em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

 

O projeto, denominado “Coleta seletiva: atividade pedagógica visando à saúde pública”, será exibido por dois alunos do Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Saúde (CEP/ETS) de Planaltina. A dupla contará detalhes sobre a ação realizada em 27 de agosto, na Vila Nossa Senhora de Fátima, por pelo menos 182 agentes de mobilização ambiental, entre alunos, professores e catadores de material reciclável.

 

Além da abordagem e da conscientização dos moradores de mais de 380 residências visitadas, a ação contou com palestras sobre reciclagem, coleta seletiva e prevenção a doenças derivadas do lixo.

 

“A ideia é compartilhar essa iniciativa com o máximo de pessoas possível. É uma ação diferenciada que trouxe resultados inesperados, como a satisfação das pessoas em relação à coleta seletiva”, disse o diretor do CEP de Planaltina, Paulo Cesar Ramos de Araújo.

 

Segundo Araújo, a ação conjunta de educandos e catadores fez toda a diferença, já que os profissionais envolvidos lidam com o lixo diariamente.

 

AÇÃO – O projeto foi desenvolvido pela equipe do CEP-Saúde Planaltina, com a coordenação da Casa Civil do DF e das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Transferência de Renda e Educação, além do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e da Administração Regional de Planaltina.

 

Apoiam o projeto o CEF Nossa Senhora de Fátima e a Universidade de Brasília (UnB)/Planaltina.

 

Para o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa, a participação na feira do Rio Grande do Sul reforça a eficiência da ação. “Quanto mais conhecimento a população tem sobre o assunto, mais eficaz é a execução do projeto. E é muito proveitoso quando podemos compartilhar as ações que dão certo”, afirmou o secretário.

 

MOSTRATEC – Organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo (RS), a Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia onde são apresentados projetos de pesquisa de todo o mundo – em diversas áreas – produzidos por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional de nível técnico. O evento é realizado desde 2009.

 

A viagem dos dois estudantes de Planaltina e de um professor que os acompanhará será custeada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

(A.S./M.D.*)