10/09/2014 às 13:43

Saúde da criança é tema de treinamento em Samambaia

Cerca de 130 profissionais participam da ação; até 2015 todas as regionais de saúde serão capacitadas

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (10/9/14) – Os profissionais da Atenção Primária à Saúde de Samambaia serão capacitados, a partir desta quarta-feira (10), conforme o Protocolo de Atenção Primária à Saúde da Criança. O objetivo é orientá-los acerca da padronização de condutas no que se refere ao atendimento às crianças.

 

A expectativa é capacitar em torno de 130 profissionais, entre médicos e enfermeiros, da Estratégia Saúde da Família, bem como pediatras e enfermeiros que atuam nos centros de saúde. O treinamento para todos os servidores será realizado na Clínica da Família n° 03, da Quadra 314, de Samambaia Sul, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

“É muito importante capacitá-los nesse protocolo, a fim de uniformizar o atendimento prestado às crianças”, destacou o gerente de Políticas e Programas da Diretoria de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Ageu Almeida de Albuquerque.

 

O treinamento, que também ocorrerá nos dias 17 e 25 de setembro e 2 e 9 de outubro, será ministrado pelo Núcleo de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde e haverá emissão de certificados aos participantes.

 

“Nosso objetivo é qualificar a assistência à saúde da criança no âmbito da SES. Todas as regionais de saúde serão capacitadas até o início de 2015”, frisou o chefe do Núcleo de Saúde da Criança da SES, Cláudio Lima, ao acrescentar que uma das ações que geram a redução da mortalidade infantil é a implantação de protocolos.

 

O PROTOCOLO – O Protocolo de Atenção Primária à Saúde da Criança da SES tem como finalidade a padronização do fluxo de atendimento às crianças, ao organizar os serviços e as condutas e emitir orientações aos profissionais em relação às demandas mais frequentes que surgem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

O material foi elaborado pela equipe técnica do Núcleo de Saúde da Criança da SES e está disponível no site www.saude.df.gov.br, no link “Protocolos da SES”.

 

(M.D.*)