11/09/2014 às 18:33

Servidores da Saúde ampliam carga horária

Profissionais de duas categorias podem optar por trabalhar até 18h consecutivas

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (11/9/14) – Auxiliares e técnicos de enfermagem podem ampliar a jornada de trabalho de 12h para 18h consecutivas. O acordo, que beneficiará a população e os trabalhadores, foi assinado entre a Secretaria de Saúde e o sindicato das categorias e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (11), data em que passa a vigorar.

 

“O acordo vai beneficiar os usuários da saúde ao permitir a continuidade da assistência. Além disso, vai facilitar o gestor a elaborar escalas dos serviços que funcionam com plantão”, destacou o subsecretário de Gestão Participativa, Márcio Mata.

 

A ampliação de turno depende do volume de serviço da unidade de saúde e atende a uma reivindicação antiga dos servidores. O profissional de enfermagem interessado na mudança deve preencher requerimento específico e encaminhá-lo ao núcleo de pessoal da unidade de saúde, após aprovação da chefia imediata.

 

De acordo com a gerente de enfermagem Fabiana de Oliveira, os profissionais de saúde não são obrigados a realizar turnos de 18 horas. “Aquele que quiser a ampliação deve solicitá-la”, esclareceu.

 

Para o presidente do Sindicato de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Distrito Federal, João Cardoso, a medida é uma conquista para a categoria. Ele acredita que o acordo beneficiará especialmente os profissionais que moram em outros estados. “É uma valorização do servidor”, frisou.

 

(M.D.*)