12/09/2014 às 18:28, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

SLU contrata empresa para construção do aterro sanitário do DF

Unidade ficará em Samambaia e receberá quase 70 mil toneladas mensais de dejetos

Por Ádamo Araujo, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

 BRASÍLIA (12/9/14) – O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) divulgou no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (12) a contratação do consórcio GAE/Construban/DBO, responsável pela construção do Aterro Sanitário Oeste, que ficará em Samambaia e substituirá o depósito da Cidade Estrutural.

 

O investimento na obra está estimado em R$ 82.745.120, e as principais realizações serão a construção da célula que servirá para depósito dos resíduos, a pista de acesso aos caminhões de descarga e as adequações para evitar que o líquido desses dejetos atinja os lençóis freáticos.

 

“Trata-se do primeiro aterro do Distrito Federal, que terá o objetivo de finalmente desativar o Lixão da Estrutural. Não dá para falar em datas, uma vez que teremos a questão das chuvas e isso costuma atrapalhar as obras. Porém, acreditamos que ficará adequado até o fim do ano”, destacou o diretor-adjunto do SLU, Hamilton Ribeiro.

 

Entre alguns dos serviços que serão realizados no Aterro Sanitário Oeste estão aterramento, espalhamento, compactação e cobertura de resíduos que devem atingir, mensalmente, a quantidade de 68 mil toneladas.

 

“É uma operação grandiosa. O trabalho que será realizado no novo aterro é ainda maior do que acontece na Estrutural. Porém, a principal diferença é que agora aconteceu todo um estudo prévio, seguido das devidas adequações para que esses serviços aconteçam com mais qualidade”, frisou Hamilton Ribeiro.

 

(A.A./M.D.*)