17/09/2014 às 23:17, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

Homem é preso acusado de captação irregular de água

Ele foi flagrado na Ponte Alta Norte, no Gama

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Ordem Pública e Social


. Fotos: Milton Lima/Seops

 BRASÍLIA (17/9/14) – Um homem de 44 anos acabou preso nesta quarta-feira (17) após ser identificado como mandante de um serviço para aumentar a vazão de mina d’água na Ponte Alta Norte, no Gama. O acusado teria a intenção de fazer um sistema de captação no local sem autorização de órgãos ambientais.

 

O caso ocorreu após a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops) receber uma denúncia anônima via Ouvidoria na manhã desta quarta-feira (17). Quando os agentes chegaram ao terreno -que pertence à Terracap e tem cerca de quatro hectares- flagraram uma máquina retroescavadeira em operação. Os três homens que estavam no local foram levados para a Delegacia do Meio Ambiente (Dema).

 

Durante o depoimento, um dos suspeitos confirmou ser o mandante do serviço e disse que futuramente faria a captação de água para uma casa que seria construída no terreno. Um buraco de quatro metros de profundidade e quatro metros de diâmetro foi aberto para aumentar a quantidade e a força da água.

 

O acusado afirmou ser o proprietário da área e que ela pertenceria ao estado de Goiás, no entanto, não apresentou documentos que comprovassem as informações. Ele permaneceu preso na delegacia. Em caso de condenação, a pena pelo crime de dano ambiental pode chegar a cinco anos de prisão, conforme a Lei nº 9.605/98.

 

O operador da máquina e o outro funcionário foram liberados, mas podem ser chamados posteriormente pela polícia, pois fazem parte do inquérito.

 

“Com a ajuda da população, conseguimos impedir que o impacto fosse ainda maior ao meio ambiente. Atuamos de prontidão e vamos manter a vigilância do local nas próximas semanas”, afirmou o secretário da Seops, Nelson Müller.

 

As denúncias de dano ambiental, invasão de área pública e parcelamento irregular do solo podem ser feitas na ouvidoria do GDF pelo telefone 162 ou pelo site http://www.ouvidoriageral.df.gov.br/tag/NovaManif.dll/EXEC

(A.F/J.S*)