10/11/2014 às 14:28

Programa Orquídea de Samambaia atendeu mais de 2 mil pessoas este ano

Atualmente, 87 pacientes são assistidos pela iniciativa

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (10/11/14) – O Programa de Prevenção e Atendimento às Pessoas em Situação de Violência (PAV) Orquídea de Samambaia é referência para moradoras da cidade e do Recanto das Emas. O programa, que funciona no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), atualmente acompanha 87 pacientes vítimas de agressão de qualquer natureza (física e psicológica). De janeiro a outubro deste ano, a iniciativa contabilizou 2.071 atendimentos.

 

“O atendimento especializado às pessoas em situação de violência garante qualidade e humanização no tratamento, previne novas ocorrências, além de colaborar para redução da morbimortalidade e dos agravos decorrentes de situações vivenciadas”, explicou a coordenadora do PAV Orquídea de Samambaia, Priscila Lucia da Silva de Moura.

 

O programa abrange atendimento a crianças, adolescentes, mulheres e idosos que se encontram em situação de violência (intrafamiliar, sexual, física, psicológica, maus-tratos, entre outras).

 

Dos 87 pacientes em atendimento hoje, 36 são crianças, 30, adolescentes e 21, mulheres, sendo duas idosas. Dentre os atendimentos a crianças e adolescentes, 80% são em decorrência de violência sexual e, no que se refere ao atendimento a mulheres, 63% são em virtude de violência doméstica. Entre os idosos, 99% por negligência e/ou abandono familiar.

 

O PAV Orquídea visa promover a saúde biopsicossocial dos pacientes, desenvolvendo ações de capacitação, prevenção, notificação, atendimento às pessoas em situação de violência, bem como a integração com órgãos governamentais e não governamentais da Região Administrativa de Samambaia. O programa é subordinado ao Núcleo de Estudos e Programas para os Acidentes e Violências da Secretaria de Saúde.

 

Fluxo de atendimento – O acesso ao programa ocorre por meio de busca ativa nas clínicas e pronto-socorros; por encaminhamento das unidades de saúde de Samambaia e de outras instituições (centros de referência especializados da assistência social, serviço de assessoramento aos juízos criminais, conselhos tutelares de Samambaia e Recanto das Emas, Ministério Público, entre outros). As pessoas também podem procurar diretamente o serviço.

 

Depois de identificada a situação de violência pelo profissional do programa, uma ficha de notificação é preenchida e, com o auxílio do paciente, é elaborado o plano de intervenção.

 

O serviço oferece acompanhamento psicossocial, por meio de atendimentos individuais e/ou em grupo com familiares; encaminhamentos para a Rede de Proteção; orientações acerca de benefícios sociais, entre outros.

 

O primeiro atendimento com agenda aberta ocorre às quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já o atendimento agendado é às segundas-feiras, à tarde, e às terças e quintas-feiras pela manhã e tarde.

 

O PAV conta com três profissionais especializados, sendo uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional e uma assistente social. Para outras informações, o telefone do PAV Orquídea é o 3458-9891.

 

(M.D*)