Mais moderno, o centro passa pela primeira reforma após 30 anos, para dar melhor qualidade no atendimento à população

" /> Mais moderno, o centro passa pela primeira reforma após 30 anos, para dar melhor qualidade no atendimento à população

">

22/08/2011 às 03:00

Governador inaugura novo Centro de Saúde no Gama

 

Mais moderno, o centro passa pela primeira reforma após 30 anos, para dar melhor qualidade no atendimento à população

Por

Suzano Almeida, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, reinaugurou na manhã desta segunda-feira o Centro de Saúde nº 3, do Setor Leste do Gama. Esta é a primeira vez, em 30 anos de inaugurado, que o Centro de Saúde passa por uma reforma. As instalações foram modernizadas para que os mais de 30 mil moradores da região, que procuram atendimento ali todo mês, tenham acesso a um serviço de qualidade. A obra teve custo total de R$ 900 mil.

“Essa é mais uma conquista para a cidade, porque este Centro de Saúde atende mais de 30 mil pessoas. Agora, depois de seis meses de reforma, podemos entregar um centro como este, em boas condições de atendimento para os pacientes e de trabalho para os profissionais aqui lotados”, comemorou o governador, que é médico e durante anos trabalhou na Regional de Saúde do Gama.

A primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, fez questão de acompanhar o governador no evento: ela também é médica e igualmente trabalhou durante anos na Regional do Gama. As obras do Centro de Saúde nº 03 do Gama recuperaram toda a parte elétrica e hidráulica do prédio e readequou os espaços para melhorar as acomodações.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, anunciou que nos próximos dias os médicos aprovados no último concurso público e já convocados estarão alocados no Centro de Saúde e no Hospital Regional do Gama. Além disso, em até três meses será aberto edital de chamamento para a construção do novo hospital da cidade, perto do campus da Universidade de Brasília (UnB), na entrada da cidade. A meta do governo é entregar o novo hospital até 2014. Ainda de acordo com o secretário, serão reformados também os centros de saúde nº 1 e 5 do Gama.

Referência – O Centro de Saúde nº 3 foi inaugurado em 1981 e atende aos moradores dos setores Leste e de Indústria, além de ser a unidade de apoio ao Presídio Feminino do Gama. Ele também é referência na atenção básica e terá, até o mês que vem, nove equipes do Programa Saúde da Família. A comunidade também dispõe no espaço de atendimento nos programas de assistência integral à saúde do idoso, da criança, da mulher, do adolescente e do adulto, além dos de grupos de hipertensos, diabéticos e de apoio ao fumante. O Centro 3 possui ainda laboratório, sala de vacinação e o Programa Agente Comunitário de Saúde (Pacs).

Morador do Gama, o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Patrício, afirmou que a Casa tem todo um esforço para auxiliar o governador na recuperação da Saúde Pública do DF. Logo após a posse, Agnelo Queiroz decretou Estado de Emergência na área e, em seguida, os distritais aprovaram um pacote de medidas para o setor.

O deputado ratificou que a política da atual gestão não é baseada na troca de favores, como em outras gestões, e sim no trabalho em prol da população. “As pessoas que governaram o DF sucatearam a Saúde, a Segurança e a Educação. Nós, ao invés de fazermos puxadinhos, que de nada adiantam, estamos construindo um hospital descente para a população do Gama”, declarou Patrício.

Sem interrupção – Apesar da reforma, os atendimentos à saúde básica do Centro de Saúde nº 3 não pararam. Os pacientes continuaram recebendo assistência no salão da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. O responsável, padre Luciano Luis Barbosa, esteve na entrega do novo Centro 3 e, a pedido do governador Agnelo Queiroz, abençoou as novas instalações.

Participaram ainda da reinauguração do Centro de Saúde nº 3 os secretários Particular do governador, Bolivar Rocha, e de Publicidade, Abimael Nunes; o chefe da Casa Militar, tenente coronel Rogério Leão; o deputado distrital e também morador do Gama Evandro Garla; o administrador Regional do Gama, Adauto de Almeida Rodrigues; o diretor Regional de Saúde do Gama, Maurício Coutrim; o gerente do Centro de Saúde nº 3, Sérgio Artur de Sousa, e o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar do Gama, tenente coronel Paulo Roberto, entre outras autoridades e representações comunitárias.

Governador visita Skate Parque do Gama

O governador Agnelo Queiroz aproveitou a estada no Gama para visitar o Skate Parque da cidade. No espaço, construído há seis meses, funciona um projeto comunitário, onde mais de 100 crianças e adolescentes recebem gratuitamente aulas de skate e de cidadania. As aulas são ministradas por quatro instrutores voluntários da Associação Arte do Skate (AAS), com apoio da Administração Regional do Gama, às segundas, quartas e sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

Apesar do grande número de crianças e adolescentes, o projeto é aberto a pessoas de todas as idades. Os voluntários pediram ao governador a reforma da pista, um estacionamento e cobertura, para que os alunos não fiquem expostos à ação do tempo. Agnelo Queiroz afirmou que o Governo do Distrito Federal continuará prestando todo o apoio necessário à manutenção dessa importante iniciativa.

00014560