28/11/2014 às 21:13

Atendimentos a famílias e autores de violência doméstica crescem 300%

Medida prevista na Lei Maria da Penha busca responsabilizar os agressores e restaurar a paz no lar

Por Da Secretaria da Mulher


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (28/11/2014) – Em três anos, os atendimentos nos Núcleos de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (Nafavd), da Secretaria da Mulher, cresceram 300%. Em 2012, a média era de 40 homens atendidos por mês. Um ano depois, em 2013, esse número subiu para 84, e este ano, até outubro, a média mensal já atingia a marca de 131,5% a mais do que o registrado em 2013.

 

“Os números mostram que estamos no caminho certo, que o trabalho vem dando resultados. Esse atendimento tem uma característica muito peculiar, pois contempla toda a família, inclusive os agressores, responsabilizando-os por suas condutas e escolhas e objetivando a restauração da harmonia no lar”, disse a secretária da Mulher, Valesca Leão.

 

As informações foram apresentadas durante o seminário “Desafios no enfrentamento à violência contra as mulheres: trabalhando com homens autores de violência doméstica”, promovido pela Secretaria da Mulher e realizado no salão nobre do templo da Legião da Boa Vontade (LBV).

 

O evento contou com a parceria do Departamento Penitenciário do Ministério da Justiça (DEPN-MJ), e fez parte das atividades da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que segue até 10 de dezembro.

 

LEI MARIA DA PENHA – Além de atender mulheres e seus filhos, o programa dos Nafavd faz o acompanhamento de homens envolvidos com a violência doméstica, encaminhados pelo Poder Judiciário. Esse trabalho é previsto na Lei Maria da Penha e em resolução da ONU. Atualmente, há dez núcleos funcionando no DF.

 

A gerente Maísa Guimarães citou ainda outros dados que mostram o avanço dos serviços prestados pelos Nafavd. Segundo ela, em outubro deste ano, foram atendidos 576 homens, quase 20% a mais do que o registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram feitos 492 atendimentos.

 

Se comparado a outubro de 2012, quando houve o acompanhamento psicossocial de 180 homens, os dados de outubro deste ano representam aumento de mais de 300%. Atualmente, ainda segundo Maísa, há 563 homens na lista de espera para ser atendidos.

 

O QUE É – O Nafavd é um programa desenvolvido pelo GDF, por meio da Secretaria da Mulher, que faz o acompanhamento psicossocial de famílias inteiras (mulheres, seus filhos e, inclusive, os homens agressores), envolvidas com violência doméstica.

 

O objetivo é provocar reflexões sobre as questões de gênero, a comunicação e expressão dos sentimentos, a Lei Maria da Penha, entre outros temas, buscando quebrar o ciclo da violência doméstica.

 

A campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher é uma ação global que envolve uma série de datas importantes da luta das mulheres. Foi aberta oficialmente no dia 25 e segue até 10 de dezembro. Estão programadas diversas atividades para alertar a população sobre valores como equidade de gênero, respeito às mulheres e emancipação feminina.

 

 

(C.C.*)