30/12/2014 às 23:10

Asa Norte ganha calçadão de lazer

Espaço é a segunda obra do Projeto Orla, que visa à revitalização do Lago Paranoá

Por Da Redação


. Foto: Mariana Raphael

BRASÍLIA (30/12/14) – Os brasilienses ganharam mais uma área de lazer à beira do Lago Paranoá nesta gestão. O Calçadão da Asa Norte, como foi batizado o píer no final da L2 Norte, foi inaugurado em meados de 2011, e a cada dia ganha mais adeptos. Além de pescar, os visitantes podem fazer caminhada, levar seus filhos para brincar no parquinho e até fazer esportes aquáticos.

 

O local também já serviu para locações de clipes musicais e filmes nacionais. Essa é a segunda obra do Projeto Orla entregue pela atual gestão do GDF. A primeira foi o Centro de Lazer Beira Lago, ao lado da Ponte JK, no Setor de Clubes Sul, inaugurado em abril de 2011. Pensando em famílias e grupos maiores, dois quiosques com telhas de barro foram construídos. Neles, é possível encontrar mesa de jogos, como xadrez.

 

O calçadão é feito em madeira e concreto, ocupa área de 22 mil m² e custou aproximadamente R$ 4 milhões. O espaço inclui deck com iluminação náutica, ancoradouro, praças, Ponto de Encontro Comunitário, parquinhos, circuito para caminhadas e estacionamento com 100 vagas para carros, motocicletas e bicicletas, e belo projeto paisagístico.

 

Em todo o Distrito Federal, há 350 PECs, dotados de aparelhos de ginástica. A maioria deles foi instalada nos últimos quatro anos. O GDF também aplicou recursos, entre 2011 e 2014, na implantação e recuperação de diversas praças, quadras poliesportivas e parques de recreação infantil em praticamente todas as regiões administrativas do DF.

 

Foram pelo menos 34 quadras construídas ou reformadas, mais de 15 parquinhos implantados e muitas praças revitalizadas, como a Praça Central Incra 8, em Brazlândia, e a da 705/706 Sul. Espaço para radicalizar ou relaxar – O Calçadão da Asa Norte também é um local convidativo para quem quer relaxar ou descansar.

 

As irmãs Vitória e Glória Albuquerque conheceram o local e sempre voltam para colocar o papo em dia e tirar fotos com a bela paisagem do Lago Paranoá ao fundo. “É um lugar bem tranquilo. Certamente é uma opção de programa para quem quer relaxar”, descreveu Vitória.

 

As estudantes moram no Plano Piloto e garantem que o local é seguro e recomendam a visita a qualquer hora. “Já estivemos aqui de noite, é policiado e não há com o que se preocupar. Recomendo a todos que não conhecem dar uma passadinha sempre que possível”, complementou Glória.

 

MAIS ESPAÇOS DE LAZER – Seja para o lazer ou para a prática de esportes, vários espaços de convivência estão à disposição de moradores das regiões administrativas do Distrito Federal. Parques infantis, praças e Pontos de Encontro Comunitário (PECs) novinhos oferecem diversão para pessoas de todas as idades.

 

Em todo o Distrito Federal, há 350 PECs, que são academias populares, dotados de aparelhos de ginástica. A maioria deles foi instalada nos últimos quatro anos. Próximo a cada PEC há sempre uma pracinha com projeto paisagístico, espaço este que os amigos Guilherme de Oliveira, 17 anos; Hirian Goulart, 18; Pedro Henrique Fernandes, 18; e Adrian Sampaio, 16, adoram usar para se encontrar, conversar e cantar.

 

“A gente acha o local muito agradável. Então, a gente sai da escola e vem para cá para tocar um violão e jogar conversa fora”, contou o estudante Adrian Sampaio. O colega Hirian também usa o espaço para andar de skate e se alongar nos aparelhos do PEC. “Parece que não faz esforço, mas os aparelhos ajudam muito”, observou.

 

Parques e praças – Além do investimento em Pontos de Encontro Comunitário, o GDF aplicou recursos, entre 2011 e 2014, na implantação e recuperação de diversas praças, quadras poliesportivas e parques de recreação infantil em praticamente todas as regiões administrativas do DF.

 

Foram pelo menos 34 quadras construídas ou reformadas, mais de 15 parquinhos implantados e muitas praças revitalizadas, como a Praça Central Incra 8, em Brazlândia, e a da 705/706 Sul. Uma das regiões que mais ganhou esses espaços de lazer foi Samambaia. Em um único contrato, ainda em 2012, foram contempladas sete quadras residenciais com parque infantil e praças, com projeto de paisagismo e gramado, calçadas, meios-fios e rampas.