Caesb pede que população evite o desperdício de água

" /> Caesb pede que população evite o desperdício de água

">

14/09/2011 às 03:00

Uso racional de água

 

Caesb pede que população evite o desperdício de água

Por

Caesb

O Distrito Federal está há quase 100 dias sem chuvas. O calor aumentou e o índice de umidade tem atingido, diariamente, níveis próximos de 10%, fatores que juntos contribuem para o aumento do consumo de água e, ao mesmo tempo, para a diminuição dos níveis das fontes que abastecem os reservatórios do Distrito Federal.

A Caesb tem tomado diversas providências para garantir o equilíbrio na distribuição da água para todos os moradores, o que eventualmente fica mais difícil de ser alcançado em função de problemas localizados e pontuais, como rompimento de redes de distribuição ou excesso de consumo em áreas localizadas.

Tendo em vista as previsões de chuva apenas para o início do mês de outubro, a Caesb orienta a população para que evite o desperdício de água, mudando hábitos de consumo e fazendo uso racional do produto de forma que a Companhia possa otimizar a continuidade do abastecimento.

Para assegurar a qualidade do serviço, a Caesb está investindo na construção de novos sistemas produtores de água, como o de Corumbá IV e o do Ribeirão do Bananal, ambos em fase de implantação. Essas e outras fontes de abastecimento, interligadas ao sistema atual, vão aumentar o volume disponível de água e garantir o abastecimento pleno para as diversas regiões do Distrito Federal.

Dicas da Caesb para economizar água
Um chuveiro gasta de três a seis litros de água por minuto. O banho ideal é de cinco minutos, onde serão gastos apenas 30 litros de água. Ao escovar os dentes mantenha a torneira fechada e só ligue quando for enxaguar a boca. Uma torneira aberta continuamente tem um gasto de 18 litros. Abrindo e fechando durante a escovação você terá um gasto de apenas dois litros. Na lavagem da louça é a mesma coisa. Com a torneira aberta continuamente o gasto é de 240 litros. Abrindo e fechando durante a lavagem o gasto passa para 70 litros. Lavando as calçadas com mangueira o gasto de água chega a cerca de 120 litros. Recomenda-se não varrer a sujeira com água potável e, ao invés disso, usar a água de lavagem de roupa, por exemplo.

Uma torneira pingando desperdiça 46 litros por dia. Uma torneira fluindo em filete desperdiça de 180 a 750 litros por dia. Uma torneira correndo normalmente gasta de 8,5 mil a 12,5 mil litros por dia. Uma descarga comum gasta de sete a 10 litros de água. É recomendável sempre manter a válvula de descarga regulada.

Outros locais onde pode haver desperdício de água são: ladrão (cano por onde escorre o excesso de água que entra na caixa), torneiras mal fechadas ou furos nos canos. O desperdício de água pelo ladrão pode chegar a 10 mil litros por dia. Se você perceber paredes mofadas ou molhadas, terreno molhado, piso fofo ou ruído de escapamento de água, é porque provavelmente existe vazamento na sua instalação hidráulica, que pode causar uma perda de dois a sete mil litros de água por dia.