20/01/2015 às 15:51, atualizado em 12/05/2016 às 17:52

Servidores do governo da Etiópia visitam Brasília para aprender sobre projeto urbanístico

Encontro discutiu temas como desafios do desenvolvimento sustentável e preservação de áreas verdes

Por Paula Bittar, da Agência Brasília


. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

A capital federal foi uma das três cidades brasileiras escolhidas por servidores do governo da Etiópia para conhecer mais sobre planejamento urbano. “Acredito que esta cidade tem um projeto urbanístico muito bom. Queremos estabelecer em nosso país um Instituto de Planejamento Urbano, e esse encontro com especialistas e engenheiros daqui nos ajudará a construir as diretrizes para construção e monitoramento das nossas cidades”, afirmou Atakeliti Gebrehimot, da Agência Estadual de Urbanismo da região de Tigray, ao norte do país africano. 

Formada por urbanistas, diretores de planejamento e membros de ministérios etíopes, a delegação reuniu-se com o gestor de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Clécio Rezende, e o subsecretário de Políticas de Mobilidade, José Ribamar Goes. O encontro teve início com palestra do professor de planejamento urbano da Universidade de Brasília e assessor especial da Secretaria de Gestão do Território e Habitação, Benny Schasberg, que falou sobre os projetos arquitetônicos que deram origem à cidade, além das leis que regem o atual plano diretor.

Para a diretora do Instituto Nacional de Urbanismo da Etiópia, Genet Gebregezyber, controlar o crescimento urbano, preservando o meio ambiente que cerca os grandes centros metropolitanos, é um grande desafio. “As cidades brasileiras mantêm grandes áreas verdes. Precisávamos vivenciar essa experiência. O planejamento urbano influencia na qualidade de vida de toda a população”, afirmou a líder da comitiva. 

Após a reunião, os participantes visitaram a quadra-modelo 308 Sul e a ponte JK. De Brasília, a delegação segue para Curitiba e São Paulo.