23/01/2015 às 19:29

Defesa Civil interdita policlínica de Taguatinga

Medida foi tomada devido a prejuízos causados pela forte chuva dessa quinta-feira

Por Dayane Oliveira e Samira Pádua, da Agência Brasília

BRASÍLIA (23/1/2015) — As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal nessa quinta-feira (22) levaram a Defesa Civil a interditar a policlínica de Taguatinga por 72 horas. De acordo com a Secretaria de Saúde, as consultas ambulatoriais desta sexta (23) e segunda-feira (26) serão remarcadas para a próxima semana, depois que a unidade for liberada.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, informou que técnicos da subsecretaria, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e da Secretaria de Saúde visitarão o local para definir que ações serão tomadas para solucionar os danos causados pelas chuvas. Segundo Bezerra, a policlínica precisou ser interditada devido a infiltrações no subsolo e na parte elétrica.

Danos da chuva
Conforme balanço da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Paz Social, as chuvas dessa quinta-feira atingiram quase todo o Distrito Federal. Asa Norte e Águas Claras foram as áreas onde houve maior incidência de chuva: 27 e 30 milímetros, respectivamente, em cerca de 40 minutos. Até essa quinta-feira, a média no DF era em torno de 40 milímetros; para todo o mês de janeiro, são esperados 250.

Quatro veículos foram danificados por inundação nas tesourinhas da 102/202 Norte; a lama invadiu outros quatro no Noroeste; e um muro caiu sobre dois em Águas Claras. No metrô de Águas Claras, algumas pessoas sofreram pequenas escoriações ao descerem de dois vagões que apresentaram problemas. Na 209/210 Norte, um raio atingiu uma pessoa.

Em Ceilândia, uma erosão na Via P1, próxima à Feira do Produtor, requer maior atenção dos motoristas. O local foi interditado para resolver o problema. No Jardins Mangueiral, seis residências na quadra 7 sofreram interdição devido a reformas que comprometem a estrutura.