10/04/2015 às 21:37

Governo assina acordos técnicos na Emater-DF

Mudas de plantas e árvores ornamentais serão compradas diretamente de agricultores familiares pela Novacap

Por Isaac Marra, da Agência Brasília


. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

As mudas de plantas ornamentais, flores e árvores utilizadas na urbanização de Brasília serão adquiridas de agricultores familiares atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Além disso, a instituição ampliará o atendimento a médios produtores por meio de parceria firmada com a Federação da Agricultura e Pecuária do DF.

Os acordos técnicos para implantação dessas medidas foram assinados pelo governador Rodrigo Rollemberg, nesta sexta-feira (10), durante a comemoração dos 37 anos da Emater-DF, na sede da empresa, na Asa Norte.

“Queremos assegurar assistência técnica para os médios produtores e também embelezar todas as cidades de Brasília plantando flores e árvores, e a parceria da Emater com a Novacap para desenvolver o arranjo produtivo da floricultura nos dará a possibilidade de comprar diretamente dos agricultores familiares”, disse o governador.

Chamada pública
A compra de mudas de árvores e plantas ornamentais será feita, em chamada pública, pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), por meio do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura. Para atender a essa demanda, a Emater-DF promoverá treinamento e palestras para capacitar os agricultores.

A iniciativa proporcionará o aumento de renda dos produtores, principalmente daqueles reunidos em entidades, como a Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Distrito Federal (Multiflores) e a Associação Brasiliense dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais (Central Flores).

Equipamentos
A Emater presta atendimento a cerca de 7,2 mil agricultores familiares. O segmento tem acesso a assistência técnica, equipamentos agrícolas e linha de crédito do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf), que oferece juros baixos.

Para ser considerado um agricultor familiar, o produtor deve extrair da terra 70% de sua renda, possuir propriedade de, no máximo, 20 mil metros quadrados e ter cinco funcionários.

Veja a galeria de fotos: