14/04/2015 às 13:59

Interno de unidade socioeducativa que morreu se passava por irmão mais novo

Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude descobriu a troca de identidade ao prestar atendimento à família nesta manhã

Por Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

O jovem que morreu na tarde dessa segunda-feira (13), após passar mal na Unidade de Internação do Recanto das Emas, deu entrada no sistema socioeducativo com os documentos do irmão mais novo. A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude descobriu a informação no início desta manhã quando prestava atendimento à família na residência. A mãe confirmou que o filho mais velho vinha se passando pelo mais novo havia quase um ano.

O fato será informado à Polícia Civil e à Vara da Infância e da Juventude e a secretaria abrirá processo administrativo na corregedoria para apurar as informações. Quando cometeu ato infracional (roubo) no primeiro semestre de 2014, o jovem tinha 20 anos e se apresentou à Polícia Civil com a certidão de nascimento do irmão menor de idade (17 anos) alegando não ter outra documentação com foto.

Ele foi encaminhado pela Delegacia da Criança e do Adolescente ao Núcleo de Atendimento Inicial, em junho de 2014, para receber o primeiro atendimento e, desde então, cumpria medida no sistema socioeducativo por determinação judicial.

Durante as oitivas, a família confirmou a identidade do irmão mais novo como autor do ato infracional. No entanto, a família não apresentou a documentação do adolescente para ser incluída no processo, mesmo após a unidade tê-la solicitado diversas vezes.

Ainda de acordo com a secretaria, antes de morrer nessa segunda-feira (13), essa foi a primeira vez que o jovem passou mal na unidade. Ele não havia se queixado anteriormente de problemas de saúde e a família não tinha relatado problemas cardíacos. A secretaria reitera que todos os procedimentos emergenciais foram adotados corretamente. O adolescente teve o primeiro atendimento pela enfermaria e foi encaminhado imediatamente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas.