17/05/2012 às 22:57

Setur participa de congresso de guias de turismo em Macapá

Com o tema “O Guia de Turismo como Agente de Integração de Culturas”, começou hoje, em Macapá (AP), o XXXII Congresso Brasileiro dos Guias de Turismo. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), representada pela  diretora de Serviços de Atendimento ao Turista, Eliane de Sá, participa do ciclo de debates sobre qualificação e motivação dos profissionais do setor.

“Estamos nos preparando para receber uma demanda grande de pessoas de todo o mundo com os grandes eventos agendados. Os guias terão um papel ainda mais importante nos próximos anos e serão bastante procurados. É fundamental que estejam atualizados e com um nivelamento bom de conhecimentos compatíveis com o planejamento de toda a classe”, comentou Eliane.

O congresso, destinado a estudantes, técnicos, turismólogos, pesquisadores, gestores públicos, empresários e docentes, ocorre anualmente de maneira itinerante. A intenção é promover a qualificação contínua dos profissionais da área, por meio da troca de experiências e informações, além de permitir a discussão e unificação de ideias.

A programação inclui palestras sobre os povos brasileiros, sustentabilidade e a rotina do guia, mesas redondas sobre acessibilidade, preservação do meio ambiente, papel do profissional de guiamento, direito e programas do Ministério do Turismo. A estimativa é de que cerca de 800 pessoas participem dos quatro dias do congresso.

A abertura do evento, que termina no próximo domingo (20), contou com a presença do governador do Amapá, Camilo Capiberibe, da secretária de Turismo do estado, Helena Colares, da presidente do sindicato estadual da categoria, Obde Gadella, e da presidente da federação nacional da classe, Irmã Carla, entre outras autoridades.

Por Secretaria de Turismo