18/05/2012 às 19:02

Anjos da Madrugada

Secretaria de Segurança Pública oferece o curso de capacitação para profissionais das forças de segurança da assistência social

Por Secretaria de Segurança Pública


. Divulgação

Qualificar policiais militares e civis, bombeiros, agentes de trânsito e profissionais de outros órgãos de assistência social para atender minorias e população em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles em situação de rua do Distrito Federal. Este é o objetivo do curso Anjos da Madrugada, iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, que integra o Programa Ação pela Vida – Integração e Cidadania. A aula inaugural foi realizada na quinta-feira, 17 de maio, no auditório do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF).

O objetivo do curso piloto, com 35 alunos no turno da manhã e outros 35 no turno vespertino, é identificar a população em situação de rua da cidade, analisar a legislação que assegura os direitos dessa faixa populacional e apontar atitudes corretas na atuação policial com relação a essas pessoas. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, existem atualmente cerca de 2,5 mil indivíduos em situação de rua no DF.

Colaboram com esta iniciativa os órgãos vinculados à secretaria – Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e Detran-DF – e as subsecretarias de Programas Comunitários (Suproc) e de Planejamento e Capacitação (Susplac). Também são parceiros deste projeto a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF (Sedest), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH), o Conselho Distrital dos Direitos Humanos (CDDH) e o Movimento da População em Situação de Rua (MPSR).

Serão formadas aproximadamente 4,5 mil pessoas, entre profissionais das forças de segurança pública do DF e da área de assistência social. A duração do curso é de 20 horas. As aulas serão ministradas na Academia de Polícia Militar de Brasília.

Na aula inaugural, estiveram presentes o secretário de Segurança Pública do DF ,Sandro Avelar, o secretário-adjunto de Segurança Pública do DF, Jooziel Freire, secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda , Daniel Seidel, o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Jorge Xavier, o comandante-geral da PMDF, Suamy Santana, a subcomandante-geral da PMDF, Vanuza Almeida, o chefe de Estado Maior da PMDF, José Carlos da Silva Niño, o subcomandante-geral do CBMDF, Júlio César dos Santos, o presidente do Conselho de Direitos Humanos do DF, Michel Platini, a Coordenadora Nacional do Movimento de População em Situação de Rua, Antônia Cardoso Abreu, a representante da SEDH/PR, Lusenira Paiva e o diretor de Educação do Trânsito, Marcelo Granja.

Serviço:
Inscrições para as próximas turmas (das 8h às 12h e das 14h às 18h) pelo telefone 3441-8677.
As aulas são ministradas na Academia de Polícia Militar de Brasília (Setor de Áreas Isoladas Sudeste – SAISO Área Especial 04 – Asa Sul).