02/07/2015 às 23:42, atualizado em 26/05/2016 às 17:05

Manifestantes desocupam prédio da Secretaria de Fazenda

Cerca de 300 invasores deixaram o local depois que foi expedido mandado de reintegração de posse a favor do governo

Por Mariana Damaceno, da Agência Brasília

. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Cerca de 300 manifestantes que ocupavam desde ontem (1°) de manhã a sede da Secretaria de Fazenda do DF, no Setor Bancário Norte, deixaram o prédio no início desta noite (2). A juíza de Direito da 6ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, Sandra Cristina Candeira de Lira, expediu na tarde de hoje mandado de reintegração de posse a favor do governo. A desocupação, que ocorreu de forma pacífica, contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Os invasores fazem parte do Movimento Resistência Popular Brasil, que na semana passada tomou uma das unidades da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, para reivindicar o pagamento de auxílio-aluguel. O valor de R$ 600 é pago de forma excepcional e, legalmente, vale por seis meses, prorrogável por igual período.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, responsável pelo benefício, apenas 78 famílias ainda não haviam recebido a quantia. No entanto, o pagamento, referente a dezembro do ano passado, foi feito nesta quinta-feira. Caso eles voltem a ocupar o prédio, será aplicada ao movimento multa diária de R$ 5 mil.