05/07/2015 às 20:54

Atrações levam 600 pessoas à Escola de Música de Brasília

Neste domingo, evento uniu as apresentações de fim de semestre dos alunos com o movimento dos food trucks

Por Renaro Cardozo, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

“Achar um meio de trazer a comunidade para dentro da escola em um dia diferente.” Foi com esse propósito que o coordenador de grandes grupos da Escola de Música de Brasília, maestro Eldom Soares, criou o evento Comer, Ouvir e Curtir. A mistura de apresentações musicais com food trucks levou mais de 600 pessoas — segundo estimativa dos organizadores — ao local neste domingo (5). “Teve mais gente do que nos concertos semanais”, brincou Soares.

Durante o dia, houve apresentação da Banda, da Orquestra Sinfônica e dos corais Madrigal de Brasília, Primo Canto e Canto Erudito, todos da Escola de Música de Brasília. O público pôde conferir as performances tanto dentro quanto fora do teatro, próximo à área onde estavam reunidos os food trucks.

Presente no evento, a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Distrito Federal foi um bônus não apenas para o público. O maestro lembra que os cursos da escola também preparam para o mercado, e o contato com músicos profissionais, como os da PM, acrescenta muito à formação dos alunos.

A ideia de unir as apresentações de fim de semestre dos alunos com o movimento dos food trucks, que ganha mais espaço na cidade a cada dia, deu certo, analisou Rômulo Nazário Silva, de 28 anos. “Tem pessoas que são daqui e não conhecem este espaço. E um evento desses, bem organizado como foi, acaba despertando o interesse pelo lugar e pela música”, opinou o militar, que foi assistir à apresentação musical da esposa aluna da escola.

Escola de Música
São 2,2 mil alunos matriculados e uma média de 250 professores para cerca de cem cursos gratuitos de iniciação musical e musicalização e 36 técnicos de nível médio. A escola tem orquestra sinfônica, banda de jazz e promove anualmente o Curso Internacional de Verão de Brasília, que completou 37 edições em 2015. Criada por iniciativa do maestro Levino de Alcântara, a instituição existe há 51 anos e foi a primeira escola para músicos da capital federal. 

Veja a galeria de fotos: