Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
10/07/2015 às 02:12, atualizado em 12/05/2016 às 17:52
Cursos em parceria com governo francês serão um dos legados do 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá na capital em 2018
O governo de Brasília assinará acordo com a França e com uma instituição brasileira de interesse público sem fins lucrativos para criar cursos de governança e gestão de recursos hídricos e saneamento na capital do País. “Esse é um projeto que se encaixa perfeitamente no perfil de desenvolvimento que queremos promover em Brasília: uma cidade que tem como pilares fundamentais de desenvolvimento a educação, a ciência, tecnologia e inovação, o turismo, a cultura e o meio ambiente”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg.
A declaração foi dada na noite desta quinta-feira (9), após reunião com o diretor-geral do Office International de l’Eau International (órgão correspondente ao ministério francês de águas), Jean-François Donzier; com o conselheiro do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, Newton Azevedo; com o superintendente de Implementação de Programas e Projetos, da Agência Nacional de Águas, Ricardo Andrade; com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Paulo Salles; e com a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos.
Segundo Ricardo Andrade, outro centro será criado em São Paulo para operação do sistema hídrico. “Em Brasília, vamos tratar de planejamento”, resumiu. Jean-François Donzier alertou para o fato de que a água é o primeiro recurso natural a sofrer com mudanças climáticas e que deve ser tratada com seriedade. “É preciso melhorar a governança e capacitar os executivos para, enfim, renovar os serviços de água potável e de saneamento”, disse.
O secretário Paulo Salles saiu satisfeito da reunião: “Vamos capacitar nossos servidores, atrair pessoas de fora de Brasília e deixar um legado grande para a cidade com a realização do 8º Fórum Mundial da Água, em 2018”. Newton Andrade garantiu que a implementação do centro é rápida e que em breve será realidade. “A partir dessa reunião de hoje, vamos começar a definir os temas dos cursos.”
Compartilhando Água
A oitava edição do Fórum Mundial da Água ocorrerá em Brasília, de 18 a 23 de março de 2018, com o tema Compartilhando Água. O secretário Paulo Salles participou do sétimo encontro, em abril, na Coreia do Sul. Em junho, durante reunião na Secretaria do Meio Ambiente, ele apresentou impressões sobre o fórum. Salles disse acreditar que a versão brasileira pode ter uma programação mais voltada para experiências práticas, como idas a campo, opção não oferecida no evento sul-coreano.
O fórum mundial é o principal evento do planeta sobre o tema água. Desde o primeiro, em 1997, até o sexto — em 2012 —, o Brasil se apresentou como ator privilegiado pela importância de deter a maior quantidade de água doce do mundo e dispor de um sólido arcabouço institucional no que se refere à gestão dos recursos hídricos.
Leia também:
Brasília é oficializada como capital mundial da água
Brasília dá mais um passo para sediar o 8º Fórum Mundial da Água
Veja a galeria de fotos: