13/07/2015 às 12:30

Mais visibilidade para espaços públicos com programas educativos e científicos

Gestores serão capacitados por meio de rede distrital. Também está programada a elaboração de um guia com 40 locais mapeados

Por Étore Medeiros, da Agência Brasília


Memorial dos Povos Indígenas
Memorial dos Povos Indígenas. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Museus, unidades de conservação da natureza, parques e outros espaços de Brasília que desempenham atividades educativas iniciaram um trabalho com o objetivo de difundir melhor os serviços oferecidos à comunidade. Formada, até agora, por 40 ambientes, a Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica tem à frente a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Serão capacitados os gestores dos locais participantes, e será produzido um guia com os pontos mapeados, de forma a atrair brasilienses e turistas.

“A intenção da rede é fazer de Brasília uma cidade que ofereça oportunidades de educação não formal em vários lugares”, explica Gilberto Lacerda, subsecretário de Educação Científica e Tecnológica. Enquanto alguns espaços são considerados clássicos na disseminação de conhecimento, como o Jardim Zoológico, o Jardim Botânico e o Planetário de Brasília, outros ainda funcionam precariamente. “Pretendemos incentivá-los, turbiná-los.”

A partir de 1º de agosto, os gestores dos 40 pontos mapeados pela secretaria passarão por uma capacitação a distância, em parceria com a Universidade de Brasília, para identificar lacunas nos serviços prestados e aperfeiçoar a divulgação das atividades. “O gestor tem de entender o seu público-alvo e saber qual é a melhor forma para atingi-lo com informação e conhecimento de qualidade”, analisa o professor de biologia da rede pública distrital Guilherme Morales, que atua no planetário e participa do processo de construção da rede.

O curso abordará desde a adequação dos conteúdos destinados ao público desejado até estratégias de comunicação e divulgação, a exemplo de blogs e vídeos. Além disso, um guia a ser produzido em parceria com a Secretaria de Turismo apresentará percursos educativos e científicos para se fazer em Brasília e será útil para a comunidade, os professores em busca de atividades extraclasse e os turistas que visitam a capital.

A ideia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é que após a capacitação, em novembro, as instituições estejam mais bem qualificadas para buscar recursos, se aperfeiçoar ou, até mesmo, evitar fechar as portas — como aconteceu com o Museu do Automóvel, que está com as atividades suspensas. A expectativa é que a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal lance um edital de fomento voltado especificamente aos objetivos da rede.

Um exemplo de serviço que pode ser mais bem conhecido e procurado com a estruturação da rede é o programa educativo da Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa). Segundo a instituição, a procura da comunidade escolar existe, mas há capacidade para ampliar o atendimento. Os alunos atendidos aprendem como funcionam os sistemas de venda e divulgação dos preços, além de serviços de cunho social, como o Banco de Alimentos e o programa Desperdício Zero.

Referência
“O cientista é estereotipado como um louco que quer dominar o mundo, mas, na verdade, ele só quer compreendê-lo”, brinca o astrônomo e professor Airton Lugarinho, diretor do Planetário de Brasília. O local — inaugurado em 1974 e reaberto em 2013 após uma grande reforma — conta com um planetário analógico e outro digital, exibição de vídeos e exposição de fotos, entre outros atrativos.

Lugarinho acredita que a Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica ajudará a desconstruir a ideia da ciência como um bicho de sete cabeças. “Com a inteligência do ser humano, veio a vontade de saber. Se você vai a qualquer lugar com um ponto de interrogação na testa, certamente sairá melhor lá de dentro”, filosofa.

Ele ressalta que os locais mapeados têm potencial e dependem apenas de uma divulgação mais eficiente. “Às vezes, os responsáveis pelo espaço se desanimam com a baixa procura, o que não significa um trabalho ruim ou desinteressante. Muitas vezes, é porque o público-alvo não sabe que aquilo existe.”

Planetário
Mesmo com a boa reputação, nem o planetário é plenamente conhecido pelos brasilienses. Francisco Junior dos Santos, de 20 anos, diz ter ouvido falar que o local foi reaberto, mas ainda não foi lá. O estudante de Educação Física lembra de 15 espaços onde suspeita que haja programas educativos em funcionamento, e fica surpreso ao descobrir que a rede já conta com 40 locais.

Durante visita ao Memorial dos Povos Indígenas, nesse domingo (12), Francisco se mostrou impressionado com o acervo de ferramentas e adereços de diversas etnias. “Pela localização deve ser bem visitado, mas eu nunca vi divulgação”, analisa ao saber da rede em formação. “É uma boa iniciativa, atrai mais turistas e mostra um pouco mais da cidade.”

Locais e iniciativas integrantes da Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica:

– Agência Espacial Brasileira
– AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados
– Arquivo Público do DF
– Biblioteca e Teatro da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb)
– Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa)
– Escola Pública de Trânsito do Departamento de Trânsito do DF (Detran)
– Escola Vivencial de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF)
– Escritório Central da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF)
– Estação Ecológica Águas Emendadas
– Estações de Tratamento de Água Brasília, Pipiripau, Vale do Amanhecer, Paranoá e Rio Descoberto
– Estação de Tratamento de Esgoto Gama
– Gerência Socioambiental de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia Energética de Brasília (CEB)
– Granja do Ipê
– Instituto Histórico e Geográfico do DF
– Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
– Jardim Botânico
– Jardim Zoológico
– Memorial dos Povos Indígenas
– Museu da Fundação Nacional de Saúde
– Museu da Imprensa Nacional
– Museu de Armas e Museu de Drogas da Polícia Civil
– Museu de Valores do Banco Central
– Museu do Automóvel
– Museu do Serviço de Limpeza Urbana
– Núcleo de Educação Ambiental da Agência de Fiscalização do DF (Agefis)
– Núcleo de Educação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental
– Parques Olhos d’Água, Ezechias Heringer, Águas Claras e Veredinha
– Planetário
– Programa de Educação Fiscal da Secretaria de Fazenda
– Programa de Educação Patrimonial da Secretaria de Turismo
– Universidade de Brasília: Herbário, Laboratório de Química, Experimentoteca, Zoologia, Museus de Anatomia e Geociências, Observatório Astronômico, Observatório Sismológico e Fazenda Água Limpa
– Viveiro da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)

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